Geração Y e Baby Boomers: quem poupa mais


Segundo pesquisa, 67% dos Millennials não saem do orçamento, número que entre a geração do pós-guerra é de 55%.Mais um mito envolvendo a Geração Y, também conhecida como "Millennials", pode estar caindo por terra. Aparentemente, os Millennials [nascidos a partir dos anos 80 até meados da década de 90]   têm hábitos de poupança para a aposentadoria melhores que os "Baby Boomers", a geração nascida após a Segunda Guerra Mundial. Esses jovens guardam 8% de seus salários para a aposentadoria, segundo mostra uma pesquisa recente da T. Rowe Price. Já os Baby Boomers, com idades entre 50 e 70 anos, estão um pouco à frente, com 9%.


A única razão de os Millennials não estarem poupando mais é que eles têm dívidas com a faculdade e ainda não ganham muito dinheiro, segundo afirma Anne Coveney, gerente sênior da T. Rowe Price especializada em aposentadoria. A renda pessoal média dos Millennials é de apenas US$ 57 mil anuais.


"As circunstâncias podem estar, de alguma forma, ditando seus comportamentos", afirma Anne Coveney. "Quando eles têm como fazer a coisa certa, aparentemente eles fazem com frequência." De fato, os Millennials prestam mais atenção às suas despesas que os Baby Boomers (75% versus 64%). E 67% dos Millennials não saem do orçamento, número que entre a geração do pós-guerra fica em 55%. Enquanto isso, 88% dos Millennials afirmam ser muito bons em viver de acordo com suas possibilidades.

Para ser justo, os Baby Boomers estão poupando uma parcela maior de seus salários para a aposentadoria do que os Millennials, mas duas vezes mais Millennials aumentaram suas poupanças para a aposentadoria nos últimos 12 meses, informa a pesquisa da T. Rowe Price.


A data de aposentadoria diz muito sobre a mentalidade dos Millennials. Muitos Baby Boomers começaram suas carreiras com planos de pensão de benefícios definidos. Esta é uma frase que a geração dos Millennials nunca ouviu falar.

]

Muitos dos Millennials acreditam que a Previdência Social vai quebrar antes de eles se aposentarem. Eles sabem que estão por conta própria na questão da aposentadoria. E embora na média eles não estejam poupando tanto quanto o permitido em lei, os dados sugerem que, assim que tiverem condições, eles vão tirar total vantagem dos planos de previdência privada em que os empregadores complementam o valor que o funcionário poupa. "Eles estão mostrando disciplina financeira no gerenciamento dos gastos e desafiando o estereótipo de que sua geração é consumista e tem uma visão de curto prazo", observa Anne Coveney.


Os Millennials também não precisam de tanta ajuda quanto as gerações anteriores. Eles querem conselhos e estão até mesmo conseguindo isso dos chamados consultores-robôs - algo que apenas uma pequena fração dos Baby Boomers está disposta a fazer -, que usam um algoritmo de computador para escolher uma carteira de fundos de índices e cobram taxas de administração bem menores que os corretores convencionais  (Valor)


Valor
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br