Reforma da Previdência


O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmo  que a reforma da Previdência que está em debate no governo deve economizar R$ 1 trilhão aos cofres públicos em dez anos, inclusive, já faz estimativas de quanto seria a economia em 10, 20 e 30 anos.

Guedes disse que há “duas ou três” versões da proposta e a palavra final sobre itens como uma idade mínima igual para homens e mulheres será definida pelo presidente Jair Bolsonaro. Mas para o VALOR ECONÔMICO já haveria uma tendência dentro do governo, a de fazer uma reforma mais profunda que a de Temer, mas por outro lado mais branda que a versão vazada. 

 

Pontos mais polêmicos como a idade mínima de 65 anos para aposentadoria, sem diferenciação ente homens e mulheres, e a mudança no Benefício de Prestação Continuada (BPC) deverão ser abrandados, acredita Christopher Garman, diretor executivo da consultoria. Para Garman, a chance de aprovação da reforma este ano segue em 70%, e o novo Congresso será muito sensível à reação da opinião pública ao longo da tramitação da proposta. “Será uma batalha de comunicação política e opinião pública”, afirma.

 

A introdução da capitalização, por exemplo, deverá sofrer resistência no Congresso. “Esse é um elemento da reforma que talvez o governo terá que ceder chegando no plenário”, prevê. Assim, é preciso saber qual será a proposta endossada de fato pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o que pode reunir maioria constitucional no parlamento.


 



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br