Reforma da Previdência 2


O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, que continuará no cargo no próximo governo, afirmou que considera "alta" a chance de aprovação de uma reforma em 2019. "O debate está muito maduro", disse Mansueto durante evento realizado na FecomercioSP. Embora não tenha entrado em detalhes sobre qual proposta pode ser adotada pelo governo.

 

Ele citou alguns dos pontos a respeito dos quais já haveria algum consenso: o estabelecimento de uma idade mínima e de uma regra de transição e mudanças nas regras que permitem o acúmulo de aposentadorias e pensões.

 

No mesmo evento, o economista Paulo Tafner afirmou que a proposta feita por ele e pelo ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga foi bem acolhida pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, e parte considerável das mudanças sugeridas "poderá ser aproveitada". Desde a vitória do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), Tafner e Guedes tiveram uma única reunião, mas os elaboradores da proposta estão em contato com a equipe da transição. Um deles fará, inclusive, parte da equipe econômica: Leonardo Rolim, nomeado secretário-adjunto de Previdência na equipe de Guedes. Mansueto e Tafner demonstraram não ver problema em fazer a reforma de maneira fatiada.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br