Reforma da Previdência 1


O Livro explica a reforma da Previdência em linguagem acessível. "Reforma da Previdência: Por Que o Brasil não Pode Esperar", lançado em dezembro, é uma espécie de enciclopédia para o assunto que vai dominar o debate econômico e político das próximas semanas: as novas regras de aposentadorias, pensões e outros benefícios. 

 

Seus autores, os economistas Paulo Tafner e Pedro Nery, integraram um grupo de seis especialistas em Previdência que se reuniram de março a outubro, sob o patrocínio do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, para elaborar um projeto detalhado de reforma previdenciária.

Nos capítulos introdutórios, eles fazem um diagnóstico do sistema, situam-no no contexto demográfico e discutem sua relação com a desigualdade de renda. No corpo principal do livro, compartilham com os leitores documentos e discussões que embasaram a proposta de reforma de grupo. Para cada um dos principais ramos previdenciários --aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, rural, por invalidez, dos servidores, dos militares, pensão por morte etc.--, expõem e analisam os dados mais recentes disponíveis e fazem projeções para o futuro.

Uma novidade são comparações entre as regras brasileiras e as de outros países e a descrição de como a legislação nacional trata os assuntos debatidos.

 



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br