LONGEVIDADE


Confiança em estranhos explica liderança da Finlândia em ranking de felicidade.  Sentimento de bem-estar é duradouro, diz pesquisador; imigrantes são mais felizes que nativo.

Pelo segundo ano seguido, quem vive na Finlândia é mais feliz do que na maioria dos outros países do mundo. Este é o resultado do World Happiness Report (relatório mundial da felicidade), divulgado no último dia 20, data que a Organização das Nações Unidas declarara como o dia internacional da felicidade.

Questionados que nota dariam para as suas vidas, em uma escala de 0 (pior) a 10 (melhor), os finlandeses chegaram a uma média de 7,7. O segundo lugar ficou com a Dinamarca (7,6), e o terceiro, com a Noruega (7,5).

A pesquisa, de acadêmicos das universidades British Columbia (Canadá), London School of Economics (Inglaterra) e Columbia (Estados Unidos), mediu os índices de satisfação de vida de quase meio milhão de pessoas em 156 países nos últimos três anos.

Se os ganhadores não chegam a ser uma surpresa —afinal, os estados escandinavos sempre aparecem no topo de listas de qualidade de vida—, a metodologia do estudo, baseada em critérios subjetivos sobre bem-estar, é uma novidade.

Fatores como renda per capita e expectativa de vida saudável foram considerados como possíveis indicadores para o nível de felicidade, mas não determinantes.

O resultado mostra que os habitantes da Finlândia, um dos países mais frios do mundo, são felizes no longo prazo, explica John Helliwell, 80, um dos editores do relatório, que chega à sua sétima edição.
“Os finlandeses são especiais em coisas mais profundas e duradouras, felizes com as suas vidas como um todo”, diz.

Nas palavras de Helliwell, um dos motivos para o bem-estar longevo dos finlandeses é que eles “não se orgulham”, “não falam de si mesmos” e “não ostentam”. “Ter hábitos de consumo chamativos é visto como falta de educação no país. Exibir uma Lamborghini pode gerar ciúmes e ressentimento em outras pessoas.”

  • Ranking da felicidade 


1º    Finlândia 
2º    Dinamarca 
3º    Noruega
4º    Islândia
5º    Holanda
6º    Suíça
7º    Suécia
8º    Nova Zelândia
9º    Canadá
10º    Áustria
11º    Austrália
12º    Costa Rica
13º    Israel  
14º    Luxemburgo
15º    Reino Unido
16º    Irlanda
17º    Alemanha
18º    Bélgica
19º    Estados Unidos
20º    República Tcheca  (...)
23º    México
24º    França (...)
32º    Brasil
33º    Uruguai (...)
36º    Itália (...)
43º    Colômbia (...)
82º    Grécia (...)
85º    Nigéria (...)
91º    Líbano (...)
93º    China (...)
108º    Venezuela (...)
110º    Territórios Palestinos (...)
112º    Somália (...)
115º    Burkina Faso (...)
117º    Irã (...)



World Happiness Report
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br