Sem reforma, segurado põe pé no freio da aposentadoria


De janeiro a abril, o número de benefícios concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na região diminuiu 8,25% em comparação com igual período do ano passado. Começaram a ser pagos no quadrimestre 9.340 pensões e aposentadorias, enquanto que um ano atrás eram 10.189, ou seja, houve recuo de 840 benefícios. Os dados, que consideram informações das seis agências previdenciárias do Grande ABC – Rio Grande da Serra não possui unidade –, foram levantados pelo INSS a pedido da equipe do Diário.

Para especialistas, a desaceleração está relacionada diretamente com o adiamento da reforma previdenciária, que não tem sido mais discutida pelo Congresso Nacional. Com isso, os segurados colocaram o pé no freio dos pedidos de aposentadoria, a fim de permanecer mais um tempo no mercado de trabalho e, assim, conseguir valor maior do benefício.

Considerando somente as aposentadorias – por idade, tempo de contribuição e especiais –, a redução de janeiro a abril foi de 8,37%, ao passar de 7.637 para 6.998 registros, ou seja, 639 a menos. Quanto às pensões por morte, houve diminuição de 8,23%, passando de 2.552 benefícios para 2.342.

Para se ter ideia, no ano passado, a situação na região era bem diferente da atual. De acordo com dados do INSS, ao longo do ano de 2017 houve acréscimo de 20.337 aposentadorias, o mesmo que 55 por dia, totalizando 335.575 benefícios, o que correspondeu a um aumento de 6,48%. Até abril deste ano, portanto, eram contabilizados 344.915 benefícios.

Conforme a coordenadora estadual do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), Maura Feliciano, a mudança está relacionada diretamente com o adiamento da discussão da reforma previdenciária, que chegou a ser anunciada pelo governo federal, mas não foi aprovada. “No início, o pessoal ia correndo às agências e não queria nem saber se era vantajoso se aposentar. Em diversos casos, o segurado poderia ter direito a um valor de benefício até 50% maior se esperasse alguns meses para entrar com o pedido. Porém, houve um temor de que a mudança causasse a perda de direitos”, contextualizou.

Sem a possibilidade de aprovação no Congresso, pelo menos até as eleições presidenciais de outubro – desde sexta-feira, nenhum projeto pode ser votado, uma vez que agora pode ser configurado propaganda –, e até mesmo o presidente Michel Temer (MDB) já sinalizou que o seu sucessor terá que retomar a pauta, houve uma reversão no cenário. “Agora, como não é um assunto que está adormecido, as pessoas perderam um pouco o medo. É um assunto que deve ser retomado depois de outubro”, analisou Maura.



Diário do Grande ABC
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br