MERCADO DE TRABALHO


Itaú muda home office e aumenta dias de presencial a partir do próximo ano

  • Instituição exige que superintendentes passem a trabalhar no escritório quatro vezes por semana; demais colaboradores, três
  • Banco diz que objetivo é dar mais agilidade; sindicato fala em insuficiência de espaços físicos

Itaú Unibanco anunciou nesta terça-feira (23) uma atualização de seu modelo de trabalho e vai passar a exigir que os funcionários compareçam ao escritório com mais frequência.

Os colaboradores agora terão que trabalhar de forma presencial três vezes por semana a partir do primeiro trimestre de 2028, enquanto superintendentes passam a ir em quatro dias começando em janeiro de 2027 —como já é estabelecido para diretores.

Hoje, é preciso cumprir oito dias mensais, distribuídos conforme a organização de cada área. Segundo o banco, um dos objetivos é dar mais agilidade à tomada de decisões.

A instituição afirma que estruturou um período de transição para que as pessoas e as equipes tenham o tempo necessário para adaptar rotinas pessoais e familiares de forma gradual.

O home office, como o trabalho remoto é comumente chamado, cresceu nos anos da pandemia de Covid-19, quando empresas precisaram adaptar as operações para manter os funcionários em casa.

Entre 2019 e 2020, primeiro ano da crise sanitária, a proporção da população ocupada de modo formal ou informal no setor privado do país que trabalhava em casa foi de 5,8% para 8,4%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com queda nos anos seguintes. Em 2024, o home office era realidade para 7,9% da população.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br