Governo prega revolução digital, mas trava em serviços básicos à
população.
Problemas técnicos causam fila no
INSS, bloqueiam seguro-desemprego e afetam inscrições no Sisu
Marcada pelo discurso de aumento da
eficiência do governo por meio da digitalização, a gestão Jair Bolsonaro
enfrenta uma série de problemas técnicos na prestação de serviços básicos à
população.
Recentemente, além do represamento da
liberação de benefícios previdenciários, foram observados atrasos em pagamentos de seguro-desemprego e
bloqueio nos sistemas da Receita Federal.
Jovens que tentam se inscrever para a
seleção de vagas em universidades públicas também enfrentaram instabilidade no sistema. No
Ibama, a dificuldade está no programa de armazenamento de multas.
Em balanço sobre o início da gestão,
o Ministério da Economia apresentou dados positivos sobre o que chamou de “transformação digital”.
Segundo o governo, foram 534 serviços
transformados em 28 órgãos, o que deve gerar uma economia anual de R$ 1,75
bilhão. Desse valor, o ministério afirma que seriam poupados R$ 346 milhões
para os cofres públicos e R$ 1,4 bilhão para a sociedade.
A digitalização é vista pela equipe
econômica como parte da reforma administrativa, já que
funções desempenhadas por servidores públicos serão gradualmente
substituídas por serviços informatizados.
FOLHA DE SÃO PAULO