REVOLUÇÃO DIGITAL


Governo prega revolução digital, mas trava em serviços básicos à população.

Problemas técnicos causam fila no INSS, bloqueiam seguro-desemprego e afetam inscrições no Sisu

Marcada pelo discurso de aumento da eficiência do governo por meio da digitalização, a gestão Jair Bolsonaro enfrenta uma série de problemas técnicos na prestação de serviços básicos à população.

Recentemente, além do represamento da liberação de benefícios previdenciários, foram observados atrasos em pagamentos de seguro-desemprego e bloqueio nos sistemas da Receita Federal.

Jovens que tentam se inscrever para a seleção de vagas em universidades públicas também enfrentaram instabilidade no sistema. No Ibama, a dificuldade está no programa de armazenamento de multas.

Em balanço sobre o início da gestão, o Ministério da Economia apresentou dados positivos sobre o que chamou de “transformação digital”. 

Segundo o governo, foram 534 serviços transformados em 28 órgãos, o que deve gerar uma economia anual de R$ 1,75 bilhão. Desse valor, o ministério afirma que seriam poupados R$ 346 milhões para os cofres públicos e R$ 1,4 bilhão para a sociedade.

A digitalização é vista pela equipe econômica como parte da reforma administrativa, já que funções desempenhadas por servidores públicos serão gradualmente substituídas por serviços informatizados.

 



FOLHA DE SÃO PAULO
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