MEC autoriza a criação de 7.700 polos de ensino a distância com nova regra


Nova regulamentação mais do que duplicou o total de locais permitidos

​​O MEC (Ministério da Educação) autorizou a abertura de 7.716 polos de EaD (ensino a distância) desde a entrada em vigor da regra que flexibilizou o processo de abertura de pontos do tipo, em 2017.

A nova regulamentação, que eliminou a exigência de visitas prévias do ministério aos campi, mais do que duplicou o total de polos permitidos —de 6.990 para 14.706.


O Ministério da Educação autorizou a abertura de 7.716 polos de ensino a distância –

 

“É um mercado que tem tido um forte crescimento. No fim do ano, 2 milhões de matrículas eram a distância. Devem ser 3 milhões em até três anos”, diz Fabio Figueiredo, sócio da Cruzeiro do Sul, que tem 600 polos hoje.

“O limite à criação de polos agora varia de acordo com as avaliações institucionais das faculdades. Se todas inaugurarem o que têm direito, serão 12.500 até o fim do ano”, diz Luciano Sathler, diretor da Abed (associação do setor).

Até agora, as universidades que encabeçam a lista de autorizações pertencem a grandes grupos (Unip, Uninter e Kroton lideram), mas a entidade espera que a concentração se reduza.

Quatro das cinco instituições que obtiveram mais autorizações com o decreto atual não pertencem às grandes do setor. A exceção é a Unip, a segundo maior universidade desse mercado.

“Temos cerca de 70% das unidades autorizadas já em plena atividade. Nossa ideia é continuar a expansão nas áreas em que temos menor presença”, diz o diretor Fernando Di Genio Barbosa.

Marca com mais polos autorizados, a Uninter também quer expandir. “Já estamos nas grandes cidades. Queremos chegar às de 50 mil cuja demanda justifique”, diz Alfredo Pires, diretor de negócios.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br