MERCADO FINANCEIRO


Bolsa fecha em baixa, mas acumula alta de 9,39% no mês

Ibovespa: -0,71% (95.055 pontos)

Dólar: +0,25% (R$ 5,43)

Resumo:

  • Ibovespa passa por montanha russa ao longo do dia, mas acaba fechando em baixa no último pregão do mês;
  • China aprova lei de segurança nacional para Hong Kong, deixando investidores receosos sobre o acordo comercial entre o país e os EUA;
  • número de casos de COVID-19 continua a crescer nos EUA, com aumento da preocupação sobre uma segunda onda e aprofundamento dos impactos econômicos da pandemia;
  • com coronavírus, mundo perdeu 400 milhões de empregos em tempo integral, afirma ONU;
  • taxa de desemprego alcança 12,9%, com 12,7 milhões de desocupados.

O último pregão de maio reservou muitas emoções para os investidores. 

Foram muitas altas e baixas ao longo do dia mas, ao final desta terça-feira (30), a Bolsa acabou fechando em queda.

A tensão entre Estados Unidos e China ganhou nova página. Mais cedo, o país asiático aprovou a lei de segurança nacional, que permitirá o combate a atividades que o governo chinês chama de “subversivas e secessionistas” em Hong Kong.

Com o mercado financeiro esperando retaliações dos EUA, o clima tenso acabou se instalando no mercado financeiro – afinal, isso poderia prejudicar o acordo comercial entre os países.

Paira, ainda, o fantasma da segunda onda de coronavírus. Os casos diários nos EUA seguem aumentando, o que pode resultar em novos lockdowns no país e, consequentemente, mais impactos na economia.

Por aqui, as ações do setor bancário ajudaram a puxar o Ibovespa para baixo. 

Os investidores também mantiveram no radar a taxa de desemprego, divulgada hoje, como você verá a seguir.

Assim se encerra o segundo trimestre e o primeiro semestre de 2020: de acordo com o Valor Investe, o Ibovespa subiu 9,39% no mês de junho e 29,84% no segundo trimestre. 

Porém, no primeiro semestre, acumula baixa de 17,33% – que aconteceram, principalmente, em março, quando a pandemia da COVID-19 chegou ao Ocidente.

Já o dólar – que chegou pertinho dos R$ 4 neste mês –, acabou 1,93% mais caro em junho, com alta acumulada de 4,67% no segundo trimestre de 2020 e de 35,66% no semestre.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br