Rioprevidência passa a exigir prova de vida para aposentados e pensionistas a partir de junho


O Rioprevidência vai passar a exigir, a partir de junho de 2018, a prova de vida aos cerca de 250 mil aposentados e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro. “Essa ação será mais um mecanismo para evitar os pagamentos indevidos de benefícios previdenciários, evitando situações em que outras pessoas continuam recebendo o pagamento de alguém que faleceu”, informa a entidade de previdência, em comunicado.

O procedimento ficará a cargo do Banco Bradesco, responsável pela administração da folha de pagamentos do Estado, e deverá ser realizado no mês de aniversário do beneficiário. Todos os beneficiários serão avisados da prova de vida com antecedência. A prova de vida faz parte de um conjunto de ações realizadas pelo Rioprevidência para verificar se beneficiários continuam com direito a percepção da pensão e, se for o caso, fazer cessar, o mais rapidamente possível, o pagamento de benefícios a quem não se enquadra mais na Lei.

Além da ação de prova de vida, o Rioprevidência realizou uma parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para que os cartórios do Estado informem os registros de óbitos, facilitando o combate a irregularidades. Até o mês de dezembro de 2017, a auditoria da folha de pensão do Rioprevidência gerou uma economia acumulada de R$ 1,733 bilhão, o equivalente a R$ 36,5 milhões por mês, tendo sido suspensos mais de sete mil benefícios irregulares de filhas maiores, de legatários e de viúvos.



INVESTIDOR ONLINE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br