Reforma da Previdência 1


Líderes partidários da Câmara dos Deputados resistem em incluir estados e municípios na reforma da Previdência mesmo que isso seja feito em uma outra PEC paralela que vem sendo desenhada no Senado.

PEC paralela começará a tramitar no Senado, mas depois precisará passar pela Câmara, onde há resistência de deputados, que não querem arcar sozinhos com o ônus político de aprovar a reforma impopular. Primeiro vice-líder do PL (39 deputados) e presidente da comissão especial que analisou a reforma antes de ela seguir para o plenário da Câmara, o deputado Marcelo Ramos (AM) disse que, apesar de a PEC paralela não atrapalhar o texto principal, não acredita, hoje, em chances de aprovação. 

 

Ainda não vejo clima para aprovar isso na Câmara por conta de disputas locais e de professores e policiais", disse Ramos, apesar de afirmar que vai trabalhar para sensibilizar os colegas, caso a emenda seja aprovada no Senado. O líder do Podemos (11 deputados), José Nelto (GO), diz que a PEC é natimorta.

Em artigo no mesmo jornal, o economista Marcos Mendes resume: Os estados brasileiros estão quebrados,  de novo. Desde o início dos anos 1980 já foram vários socorros da União, abrangendo bancos estaduais, dívida mobiliária e dívidas bancárias, entre outras. Depois de o socorro sanear as finanças, os estados sempre voltam à “política do pé na jaca”.

Apesar disso, o mesmo jornal em sua edição de domingo mostrava que  a despeito da crise orçamentária que se abateu sobre todas as instâncias de governo, as despesas com servidores permaneceram em alta nos últimos anos de recessão aguda seguida de semi estagnação da economia.

 

De acordo com dados apurados pelo Tesouro Nacional, os gastos com os funcionários ativos de União, estados e municípios aumentaram do equivalente a 12,3% do PIB, em 2014, para 13,6%, ou R$ 927,8 bilhões, no ano passado.

O patamar é o maior já medido pelas estatísticas disponíveis —e é semelhante ao dos desembolsos nacionais com  a Previdência , que incluem aposentadorias dos servidores.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br