Chineses contra a elevação da idade de aposentadoria


Aproximadamente 70% dos chineses opõem-se a uma proposta para elevar a idade de aposentadoria, no momento em que o país está tentando "melhorar" seu sistema de pensão, segundo uma pesquisa publicada nesta sexta-feira (1º/11).


Entre as 1.062 pessoas entrevistadas em 11 cidades do país, 68,6% são contra o aumento da idade de aposentadoria, com os trabalhadores em companhias de fundos estrangeiros declarando oposição feroz, segundo a pesquisa publicada no people.com.cn, um portal de notícias online operado pelo jornal Diário do Povo, do PC da China.


Além disso, 73,5% apoiam a aposentadoria flexível, que respeitará os planos dos trabalhadores por aposentadoria cedo ou tarde, enquanto 9,3% são fortemente contrários a política.


As três medidas que os questionados consideram mais importantes de serem implementadas na reforma do sistema de pensão foram: adotar um mecanismo de aposentadoria flexível em vez de uma política fixa, estabelecer um sistema diversificado e diminuir a diferença de volume recebido por trabalhadores de grupos diferentes.


A pesquisa foi conduzida conjuntamente pelo site people.com.cn e duas empresas de consultoria baseadas em Pequim, Net Ranking e OopsData. Além disso, 96,5% dos entrevistados são cobertos pelos programas de pensão para idosos da China.


A China está considerando o aumento da idade de aposentadoria desde 2008 para enfrentar a redução da força de trabalho e o envelhecimento da população.


Rádio China Internacional
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br