A oferta
de vagas em ensino a distância superou as do físico.
Essa é a evidência
de uma tendência a quem promove o treinamento de pessoal ou se preocupa
com educação financeira e previdenciária.
Em
2018 foram ofertadas 7,1 milhões de vagas nos cursos de educação a distância e
6,3 milhões em presenciais, segundo o Censo da Educação Superior
divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep).
De acordo com o ministério da Educação, o número de cursos EaD
cresceu 50% em um ano, passando de 2. 108 em 2017 para 3.177 em 2018.
Apesar
da maior oferta de vagas em cursos a distância, os cursos presenciais ainda
tiveram mais alunos novos matriculados em 2018. Houve 2 milhões de matrículas
na modalidade presencial e 1,3 milhão em cursos EaD.
O
Inep destaca que o número de ingressos nos cursos de graduação a distância tem
crescido muito nos últimos anos, dobrando sua participação no total de novos
alunos, de 20% em 2008 para 40% em 2018.
Nos últimos cinco anos, segundo o
instituto, os ingressos nos cursos presenciais caíram 13%.
Uso de games
Farmacêutica Sanofi corta custo de treinamento
Seguindo
essa tendência, a multinacional farmacêutica Sanofi diz ter reduzido em 50% o
gasto com treinamentos para sua área de vendas.
A mágica, segundo a empresa,
aconteceu depois de adotar um sistema de jogos para smartphone neste ano,
desenvolvido com a Kludo.
No jogo, os funcionários da farmacêutica criam um avatar, que
vive simulações de situações reais em consultórios médicos e farmácias.
São
desafiados a lidar com questões de lançamento, negociação e estratégia de
vendas. A taxa de acerto nos desafios é de 90%, diz a Sanofi.
FOLHA DE SÃO PAULO