Painel de Governança e Transparência da Funpresp-Jud


A Fundação possui, desde 2016, o Painel de Transparência e Governança. Trata-se de ferramenta de comunicação de resultados que compartilha informações, usando visualização e interação com indicadores por meio da tecnologia de Business Intelligence.

O painel apresenta a série histórica, desde 2013, com panorama geral sobre participantes, patrocinadores, patrimônio, receitas (contribuições) e despesas. O sistema está disponível para qualquer participante, membros de órgãos de governança, órgãos de fiscalização ou qualquer cidadão.

O projeto nasceu em 2015 com os seguintes objetivos: facilitar o acesso de informações a participantes, patrocinadores e órgãos de governança; proporcionar aos órgãos de governança acompanhar e aperfeiçoar a gestão de metas e indicadores, visando a tomada de decisões para execução da estratégia e maximização dos resultados; e, criar sistema de monitoramento de desempenho que aperfeiçoe a transparência, a prestação de contas, a celeridade e a inteligência do negócio, gerando aprimoramento nos processos de trabalho e execução da estratégia.

O grande desafio é comunicar as informações contábeis, de difícil entendimento para maior parte dos participantes, utilizando histórias interativas que podem ser visualizadas por dashboards de indicadores, tornando-as acessíveis, sem perder o rigor técnico, tampouco extrapolando os limites da Contabilidade como Ciência. Nesse contexto, os demonstrativos contábeis ganham nova conotação, abandonando o conceito de simples formalidades descritas em lei, para abrir um horizonte de Transparência e Governança das entidades, com foco na prestação de contas e, ao mesmo tempo, apoiar decisões dos agentes interessados.

 

A experiência adquirida na construção dos painéis pela Entidade propiciou munir os stakeholders com informações e uma visão 360º das informações da entidade, suas correlações, causas e consequências dos principais fatos contábeis.


“O Painel de Governança e Transparência via BI pretende ser capaz de responder a todas as perguntas estruturais da gestão de uma EFPC de maneira rápida e fácil e permitir monitorar os principais indicadores de interesse de participantes, patrocinadores e órgãos de governança”, explicou o Diretor de Administração, Marcio Medeiros.


Estamos trabalhando constantemente na modernização do Painel, acesse o Painel e conheça mais da Funpresp-Jud: www.funprespjud.com.br/paineldatransparencia

 



Funpresp-Jud
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br