REFORMA DA PREVIDÊNCIA 1


Governo da França fará reunião com sindicatos sobre reforma da Previdência

País enfrenta segundo dia de ampla greve contra mudanças na aposentadoria

O governo da França fará uma reunião com os sindicatos para negociar a polêmica reforma da Previdência, que motiva uma ampla greve no país desde quinta-feira (5).

Nesta sexta (6), segundo dia da paralisação, a ministra da Solidariedade e Saúde, Agnès Buzyn, anunciou que receberá os sindicalistas em uma reunião marcada para segunda-feira (9). 

"Nós ouvimos a revolta dos franceses", disse, Buzyn, dando a entender que o Executivo pode fazer algumas concessões.

Na quinta-feira (5), foram registrados protestose greve em cerca de cem cidades. Segundo o governo, ao menos 800 mil pessoas foram às ruas. 

Os sindicatos falam em 1,5 milhão de manifestantes. Linhas de metrô e trem, escolas, hospitais e refinarias deixaram de funcionar. 

A sexta-feira promete um dia de paralisação similar, com quase todas as viagens de trens de longa distância canceladas, a maioria das linhas de metrô de Paris fechadas e centenas de voos suspensos.

Yves Veyrier, líder do sindicato FO, advertiu que a greve pode prosseguir até segunda-feira se o governo não adotar as medidas adequadas.

Às 8h (4h em Brasília) de sexta, as autoridades registravam 340 quilômetros de engarrafamentos nos acessos à capital.

Assim como na véspera, a companhia de trens SNCF suprimiu 90% das viagens de longa distância e 70% dos trajetos com trens regionais.

Nove das 16 linhas de metrô permanecem fechadas, cinco funcionam com a capacidade reduzida e apenas duas, completamente automatizadas, funcionam de maneira normal.

 



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br