BC muda regra de câmbio para compras com cartão de crédito no exterior


Câmbio utilizado na conversão passa a ser a data da compra, e não do vencimento da fatura. O Banco Central vai obrigar os bancos a aplicarem a taxa de câmbio do dia da compra nas operações feitas com cartão de crédito.

Desde 2016, a aplicação da taxa de câmbio no momento da compra era facultativa, mas a adesão dos bancos foi pequena. 

Com a mudança, a oferta de aplicação da taxa de câmbio do dia da operação será mandatória para os bancos, e caberá ao cliente escolher se prefere pagar com essa cotação ou esperar pelo valor do dia de fechamento da fatura. Se esta última for a opção, será necessário contatar a instituição financeira.

O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 6,38% continuará a ser cobrado independentemente da escolha da taxa de câmbio.
 

Segundo o presidente do Banco Central, Ilan Godfajn, a medida dará mais segurança ao consumidor que faz compras em moeda estrangeira, pois evita a insegurança com a volatilidade das cotações entre o dia da compra e a data de fechamento da fatura. 

"É uma alteração que estamos fazendo. O consumidor vai se sentir mais confortável em saber na hora da compra quanto está gastando em reais. É uma medida que facilita a vida do cidadão", afirmou. 

Ele também pontuou que o BC não está satisfeito ainda com os juros cobrados no cartão de crédito, embora já tenha ocorrido queda relevante



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br