Angola: fundo de pensões com prejuízos pelo 3.º ano consecutivo


Todos os sistemas de fundos de pensões angolanos fecharam os três últimos anos com rentabilidade negativa. Agência que controla serviço justifica com crise financeira e alta taxa de inflação. Especialista sugere criação de produtos financeiros para inverter quadro.

Os 28 fundos de pensões angolanos registados pela Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) terminaram 2017 sem gerar lucros devido às taxas de inflação, que foram superiores à taxa do rendimento nominal, de acordo com dados da ASAN (Associação de Seguradoras de Angola).

Até Dezembro do ano passado, a rentabilidade real dos fundos de pensões fechados e abertos atingiu -23,57% e -18,54%, respectivamente, face a uma taxa de inflação de 23,67%, margens que empurraram para baixo toda a rentabilidade das aplicações existentes.

O quadro foi o mesmo nos dois anos anteriores. Para 2015 e 2016, os índices de rentabilidades dos fundos fechados situaram-se nos -7,08% e -35,78%, respectivamente, contra taxas de inflação de 14,27% e 41,95%, respectivamente.

No mesmo período, os fundos abertos acabaram com rentabilidade de 4,58% e -27,44%, face às mesmas taxas de inflação. Além da actual situação económica e financeira, concorrem para a pouca rentabilidade dos fundos as poucas opções de aplicação, segundo Aguinaldo Jaime.

A conferência “Fundos de Pensões em Angola: Que Perspectivas” realizada pelo atuário e Professor da UFMG Ivan Sant’Ana Ernandes alcançou grande repercussão na TV e jornais angolanos.

 

O Especialista tinha lecionado no curso de pós-graduação da Lisbon School of Economics and Management em Luanda, capital de Angola, em outubro do ano passado.

 

Em seguida, foi convidado para apresentar-se na conferência sobre previdência complementar. “Para minha surpresa, houve grande repercussão, sendo noticiado na Televisão Pública de Angola, no principal jornal da noite em rede nacional”, diz Sant’Ana. A reportagem foi repetida na edição da tarde do dia seguinte, além da publicação de matérias nos principais jornais de Angola.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br