EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS


O governo enviou projeto de lei ao Congresso Nacional para ampliar a margem que os aposentados e pensionistas podem comprometer do valor do benefício com empréstimo com desconto em folha. 


Atualmente, a margem consignável total é de 35%, sendo 30% de empréstimo e 5% de cartão.

 

Em uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Previdência foram discutidas uma redução do teto de juros do crédito consignado, assim como um alongamento dos prazos de pagamento. 


O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, não informou quais seriam o novo teto de juros e os prazos para pagamento.

 

Mesmo com a redução da taxa básica de juros nos últimos meses, o teto dos juros do crédito consignado do INSS está estagnado em 2,08% ao mês para empréstimo consignado e de 3% para operação com cartão de crédito, desde o fim de 2017. 


O prazo máximo de pagamento é de 72 meses. Segundo fonte ouvida pelo Valor PRO, os bancos já estão operando com taxa de juros inferior ao teto. 


Dados do Banco Central (BC), referente ao mês de janeiro, mostram que a taxa de juros incidente sobre o crédito consignado no INSS é de 1,8% ao mês.

 



O ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br