Educação Financeira - responsabilidade pública


Diz a economista Wendy de la Rose, fundadora de um instituto para ajudar famílias a usar melhor seu dinheiro, o Common Cents Labs, e também criadora nos EUA  do Irrational Labs, na Universidade Duke, e ainda pesquisadora de economia comportamental na Wharton, escola de negócios da Universidade da Pensilvânia, ser necessário que os governos induzam as pessoas a poupar para o futuro e a velhice adotando políticas públicas nesse sentido.

Um dos pontos mais importantes é automatizar os depósitos.  Governos e sociedades precisam decidir pelos cidadãos e construir regras que levem as pessoas a poupar automaticamente para a velhice e para emergências, diz ela.

“Só isso vai mover a agulha em direção à saúde financeira. É ingênuo achar que um indivíduo será capaz de vencer o cientista de dados de uma companhia que tem milhões de dados e é especialista em fazer as pessoas comprarem.”

 

Wendy diz que a ideia não é tirar a liberdade das pessoas, que poderiam desistir da poupança automática quando quisessem, mas assumir a responsabilidade pública de assegurar que as pessoas se preparem para o futuro.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br