Longevidade


O maior tempo de contribuição para a previdência e a aposentadoria mais tarde, caso a reforma seja aprovada, vai obrigar os brasileiros a permanecer mais tempo no mercado de trabalho. Um desafio para os mais escolarizados, mas especialmente para os menos qualificados.

 

Pode ser um problema muito sério para as pessoas entre 50 e 64 anos que não conseguem trabalhar e nem se aposentar, um contingente de pessoas que não para de crescer. Segundo estudo do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, esse grupo populacional dobrou nas duas últimas décadas, chegando atualmente a 7,3 milhões de brasileiros.

Por sua parte, trabalho da OCDE de 2016 mostra que pessoas com maior escolaridade também enfrentam dificuldades acima dos 50 anos, o que as obriga a um esforço permanente de aprendizado. Esses trabalhadores precisam provar que se adaptam às novas tecnologias e às mudanças organizacionais.

Os brasileiros com 60 anos ou mais correspondem a 19% das pessoas em idade de trabalhar, mas apenas 8% estão trabalhando. Para a pesquisadora Ana Camarano, do IPEA, vem caindo o número de trabalhadores na faixa entre 60 e 64 anos: no ano de 1992 perto de 400 mil pessoas dentro desse grupo etário não trabalhavam. Hoje já são mais de 2 milhões.

Em outro dia mas no mesmo jornal Ricardo Basaglia, diretor-geral da consultoria de recursos humanos Michael Page, afirma que a tendência global do aumento da expectativa de vida —uma das razões que levaram à necessidade da reforma— fará com que as carreiras se tornem mais longas e dinâmicas.

Morris Litvak, sócio da empresa Maturi Jobs, diz que “cada vez mais o trabalho vai ser mais autônomo. A pessoa não terá emprego, mas terá trabalho. Isso é algo natural para os jovens, mas, para os mais velhos, desapegar dos modelos tradicionais é mais difícil.”

Maria Elisa Moreira, professora de gestão e liderança do Insper, diz que o mais importante para lidar com o novo cenário previdenciário é tomar responsabilidade por se manter atraente para o mercado em geral, seja em uma empresa, seja atuando por conta própria.



O GLOBO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br