Bancos Responsáveis


O Brasil é o antepenúltimo no ranking de bancos mais responsáveis, segundo o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), entidade que elabora o guia a cada dois anos.

As empresas são avaliadas por itens que vão de inclusão financeira, políticas para direitos humanos até o custeio setores controversos, como a indústria de armas.

As nove maiores instituições do país foram classificadas e ocupam a sétima posição na lista global, com nota 3 de 10, à frente de Japão e Indonésia.

Um dos pontos fracos é a transparência, segundo Ione Amorim, economista do Idec. “Muitas poderiam ter uma pontuação melhor apenas com uma divulgação mais efetiva [de suas políticas].”

Em nota, a Febraban (federação do setor) afirma que os bancos brasileiros estão comprometidos com ações de cidadania e responsabilidade socioambiental, defesa do diálogo e a transparência na relação com clientes.

“Os órgãos de defesa do consumidor reconhecem a qualidade do atendimento oferecido. Prova disso é a redução de 29% na média mensal de reclamações recebidas pelos Procons entre o primeiro trimestre de 2016 e o de 2018.”



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br