IMPACTOS DA TECNOLOGIA


As implicações éticas da tecnologia nas funções de contabilidade, asseguração e finanças estão em um relatório divulgado pelo International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba) – o conselho da Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês) que discute e elabora normas de ética para profissionais da área.

Entre as descobertas divulgadas, o TWG concluiu que, de forma geral, o Código Internacional de Ética para Contadores Profissionais, emitido pelo Iesba – no qual é inspirado o Código de Ética Profissional do Contador editado pelo CFC –, fornece orientações de alto nível, que são baseadas em princípios para a maioria das questões de ética relacionadas à tecnologia, com as quais os contadores e empresas da área podem se deparar. 


No entanto, o relatório cita descobertas e estabelece recomendações, agrupadas em cinco áreas principais, em que o Código pode ser aprimorado.

“Nos últimos anos, o ritmo, o significado e a complexidade dos avanços tecnológicos, como o aprendizado de máquinas, deram origem a novas oportunidades e desafios para a profissão contábil”, disse Stavros Thomadakis, presidente do Iesba, acrescentando que a organização eficaz e a entrega de serviços já estão passando por grandes mudanças. 


“A profissão contábil global terá que reconhecer e enfrentar novos desafios éticos em um ambiente tecnológico em rápida mudança”, afirmou.

 

 



ANCEP
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br