SEGURO-DESEMPREGO


200 mil pessoas esperam para solicitar o seguro-desemprego após coronavírus

O grande número de demissões decorrentes da crise causada pelo coronavírus fez com que 200 mil benefícios de seguro-desemprego ficassem represados – ou seja, estes trabalhadores demitidos não conseguiram pedir o auxílio –, segundo informações do Ministério da Economia divulgadas nesta terça-feira (28).

Segundo a pasta, o que dificultou o acesso dos trabalhadores ao seguro-desemprego foi o fechamento de postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) durante a crise. Logo, apesar de aptos a receber o valor, muitos não conseguiram fazer a solicitação.

Este, que é o primeiro indicador oficial sobre o mercado de trabalho desde o início da crise financeira provocada pelo COVID-19, acabou distorcido pelos represamentos. 

De acordo com o ministério, na primeira quinzena de abril, houve 267 mil pedidos de seguro-desemprego – uma retração de 13,8% em comparação com o mesmo período de 2019.

Na prática, sabe-se que este percentual não representa a queda do desemprego no País, apenas a dificuldade dos trabalhadores em obterem o benefício.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br