FURNAS


O novo presidente de Furnas, o engenheiro Luiz Carlos Ciocchi, disse ser a favor da privatização da empresa e que isso pode ser feito com a venda de ações da companhia em Bolsa. Luiz Carlos Ciocchi sugere que modelo seja o da BR Distribuidora, que vendeu ações em Bolsa.

Furnas é uma subsidiária da Eletrobras, maior empresa de energia da América Latina.

“Vejo com bons olhos a capitalização, pela oportunidade e musculatura que pode trazer à empresa. É uma saída inteligente e fácil do ponto de vista operacional. 

A venda da BR [Distribuidora, subsidiária da Petrobras] foi fácil, uma simples venda de ações na Bolsa”, disse Ciocchi em encontro com jornalistas nesta terça-feira (30)

A privatização da BR Distribuidora ocorreu em 24 julho, após a Petrobras vender o equivalente a R$ 8,6 bilhões em ações da subsidiária de postos de combustíveis. 

A BR Distribuidora, porém, já tinha ações negociadas em Bolsa desde 2017, o que tornou a privatização relativamente mais simples.

O presidente de Furnas elogiou o modelo de venda da BR, mas não afirmou que iria seguir. 

Segundo ele, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, comentou que, antes, deverá passar pelo Congresso, o que não aconteceu com a distribuidora da Petrobras.

Frentes parlamentares contra a privatização de empresas de energia elétrica têm atraído políticos de diversos partidos, entre eles parlamentares do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, cujo governo tem preparado planos que podem levar à desestatização da Eletrobras.

Nos anos 90, Furnas foi a empresa onde travaram os planos do então presidente Fernando Henrique Cardoso para privatizar partes da Eletrobras. 

Na ocasião, FHC buscava um programa de desestatização no setor elétrico, mas sofreu resistência política e corporativa.

Hoje, Furnas conta com 21 usinas hidrelétricas (quatro próprias, seis sob administração especial, duas em parceria com a iniciativa privada e nove sob a forma de SPEs), três parques eólicos em SPEs e duas térmicas convencionais. Em transmissão, a empresa conta com 29 mil km de linhas de transmissão.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br