Investimentos


O nível dos juros é algo fundamental nas estratégias de investimentos dos gestores de carteiras, portanto a notícia  dando conta de que as projeções dos analistas econômicos já começam a pender levemente para cortes de juros neste ano, mostra o mapeamento feito pelo Banco Central da distribuição das expectativas de profissionais do mercado financeiro.

Quase 30% dos analistas econômicos acreditam que o Banco Central vá reduzir a taxa Selic em pelo menos 0,5 ponto percentual, dos atuais 6,5% ao ano para 6% ou menos. Um mês antes, no último dia útil de fevereiro, apenas algo como 10% dos analistas econômicos apostavam em um corte na taxa básica de juros.

A maior parte dos analistas segue apostando na manutenção dos juros básicos em 6,5% ao ano até o fim de 2019. Em fevereiro, cerca de 50% deles previa manutenção dos estímulos monetários nos patamares atuais; no último dia de março, esse percentual havia subido para 60%.

Em outro texto, o mesmo jornal noticia que a agência de classificação de riscos S&P Global listou, em relatório ontem, quatro condições para que o Banco Central reduza a taxa Selic ainda neste ano. A primeira condição é o crescimento lento da economia e a segunda, a inflação continuar baixa. A S&P considera "provável" que essas duas condições sejam cumpridas. A terceira condição é a aprovação da reforma da Previdência, vista como "provável, porém com abrangência incerta". Finalmente, o corte de juros depende de o apetite por ativos de mercados emergentes continuar "saudável", algo considerado um fator "incerto" pela agência de classificação de risco.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br