Investimentos


Os fundos de investimento que se dedicam a comprar títulos de crédito privado estão em alta, mas especialistas mostram alguma preocupação com o fato de eles estarem se expandindo em bases que não são as mais adequadas. A maior parte das carteiras que surge oferece aos investidores liquidez imediata. Ou seja, após um pedido de resgate, o pagamento dos recursos é feito no mesmo dia da solicitação ou no dia seguinte. A indústria cresce assim apesar de o mercado secundário, onde esses papéis são negociados, ter liquidez ainda bastante reduzida, trazendo risco para o gestor que precisar vender os títulos para honrar resgates. 

 

Essas carteiras investem em títulos de dívida corporativa, principalmente debêntures. São papéis que prometem o pagamento de rendimentos mensais por um prazo cada vez mais longo, mas o investidor está entrando na aplicação com a cabeça de liquidez imediata.

 

Um levantamento feito pela Quantum Axis, a pedido do Valor, mostra que fundos que têm na carteira entre 50% e 60% de crédito privado somam hoje patrimônio de R$ 32,3 bilhões e 72% desse total está em produtos com resgate em até um dia. No caso dos fundos que destinam entre 60% e 70% para dívida corporativa, do patrimonio total de R$ 118,3 bilhões, 81,5% estão em opções com resgate imediato



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br