Fundos de pensão: a ética faz parte da resposta à crise


À luz das dificuldades que o País atravessa na economia e, mais importante ainda , diante do desafio que as instituições enfrentam para se mostrarem merecedoras da tão indispensável credibilidade, poucos eventos são tão oportunos quanto o seminário Ética e Boas Práticas de Governança no Fortalecimento da Confiança, que o SINDAPP e a Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) vão realizar    nos próximos dias 26 e 27, em São Paulo. “Por tudo que temos visto”, resume a Presidente do SINDAPP, Nélia Pozzi, “a crise que atravessamos pede respostas antes de mais nada no terreno ético”.


E sem esquecer, nota Paulo César dos Santos, Diretor da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar, órgão do Ministério do Trabalho e Previdência Social que em conjunto com o Sindapp promoverá o evento, ética e governança andam juntos. Caminham tão próximos, observou Paulo César, que a Secretaria e o Sindicato irão promover esse novo seminário no lugar de outros dois, que tratavam de ética e governança separadamente e agora serão substituídos por esse que representará uma verdadeira síntese temática.

Entrelaçamento - Nos últimos anos a SPPC já realizou 2 edições de seu seminário “A Integração dos Órgãos Estatutários na Governança” e o Sindapp, por sua vez, 3 apresentações de seu evento “A Ética como Valor Fundamental”. Agora, em 2015, o lugar de ambos será ocupado por esse seminário Ética e Boas Práticas de Governança no Fortalecimento de Confiança, tal é a identificação entre os dois temas. Na verdade, ambos chegam a compor uma única temática. “Tudo isso está muito entrelaçado”, resume Paulo César.


Para Paulo César, a ética e a governança, e um dos principais frutos de ambos, a transparência, resultam naquilo de que o sistema fechado de previdência complementar mais precisa nesse momento, que é o seu fortalecimento.


“Em um momento como esse, de CPI, nada é mais importante do que mostrar  que eventuais pontos fora da curva não podem ser generalizados”, sublinha o Diretor da SPPC.


Carlos Alberto Pereira, Diretor do Sindapp, realça um ponto que a Diretoria do Sindicato vem destacando sempre: “a ética é, além de um dever, a melhor defesa que o dirigente pode ter em seu favor”. É como um cuidado preventivo.

E, na medida em que o comportamento ético se dissemina, se cria um campo fértil para que a ética se fortaleça ao longo de toda a cadeia de decisões. “E os primeiros a ganhar são os próprios executivos e suas organizações”, observa Pereira.


Saiba mais  http://sistemas.abrapp.org.br/educaprev/eventos/etica.htm

Nélia confia em que o sistema fechado de previdência complementar se mostrará  capaz de promover no final deste mês um evento marcante. Ela considera essencial que o seminário cumpra um importante papel em nossas agenda, a começar por reunir um grande público, algo facilitado pelo desenho da programação



Diário dos Fundos de Pensão
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br