A Superintendência de Seguros Privados (Susep)
publicou na última quinta-feira, 29, uma norma que derruba uma amarra antiga do
mercado de seguros: a obrigatoriedade de apólices anuais.
A partir de agora,
seguradoras poderão desenhar produtos sob medida para os anseios dos
consumidores brasileiros sob a ótica do prazo.
Ao invés de vigência anual, as
apólices poderão ter duração de meses, dias, horas, minutos ou até mesmo sem
prazo definido, ou seja, intermitente.
Essa flexibilização já existe em diversos países e
agora será permitida também no Brasil. “O mercado demandava essa exigibilidade
e de prazo”, diz Rafael Scherre, diretor da Susep ao Estadão/Broadcast.
“Estamos fazendo uma atualização da regulação para
torná-la o mais flexível possível no intuito de estimular produtos mais
acessíveis e atrair um número maior de consumidores brasileiros para o
mercado.”
Dentre os segmentos a serem mais beneficiados pela flexibilização de
prazo está o de automóvel e ainda os patrimoniais, tais como seguro para
bicicletas, patinetes, celulares, carros e motocicletas.
Com a publicação da norma, é esperado por parte das seguradoras de lançamentos
de produtos.
Um impulso também deve vir da venda de seguros nos
canais digitais, que ainda engatinha no mercado brasileiro.
EXAME