CORONAVÍRUS 3


Coronavírus já afeta consumo de energia e de combustíveis.

ANP autoriza postos a reduzir horário de funcionamento durante a crise.

 

O isolamento social para evitar contágio pelo coronavírus já tem impactos no consumo de energia e de combustíveis no país. Nesta segunda (23), a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) flexibilizou o horário de funcionamento dos postos.

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o consumo de energia começou a apresentar sinais de retração na quinta (19), quando foi 2,3% inferior ao verificado uma semana antes. 

No domingo (22), a queda foi de 8,9% na mesma base de comparação.

Com isso, caiu também a necessidade de geração hidrelétrica, o que possibilita a recuperação do nível de armazenamento dos reservatórios. 

No domingo, as usinas da região Sudeste e Centro Oeste tinham 48,7% de sua capacidade. Há um mês, eram 37,5%.

De acordo com a Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes), os postos vêm sentindo também os efeitos das medidas de isolamento.

Na quinta (19), as vendas em São Paulo foram 39% menores do que a média histórica para o município. 

Em Goiânia, a queda foi de 42%; em Porto Alegre, de 26%; e em Belo Horizonte, de 19%. Ainda não há dados compilados para todo o país.

Com menos clientes, a entidade pediu à ANP para reduzir o horário mínimo de atendimento dos postos, que era de 7h às 19h, e para decretar o fechamento obrigatório aos domingos. Apenas a primeira solicitação foi acatada.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br