A rede francesa de
hotéis B&B tem planos para investir R$ 100 milhões nos próximos três anos
no Brasil. A empresa quer abrir 25 novas unidades por meio de parcerias com
sócios. Para construir hotéis, ela faz contratos com outras empresas, que ficam
responsáveis pelos edifícios.
Assim que o prédio
fica pronto, a rede aluga a unidade e entra com seus móveis e equipamentos.
Esse tipo de arranjo é conhecido no mercado pela expressão em inglês “built to
suit” (construído para caber, em tradução aproximada).
A B&B gerencia
o hotel e fica com a receita, e a empresa que constrói o prédio fica com a
receita do aluguel. A ideia é fortalecer a rede hoteleira a longo prazo,
segundo Olivier Coustet, diretor-executivo da B&B no país. Os retornos
podem acontecer em até 20 anos, como foi na Alemanha, afirma.
Há espaço no
mercado, diz: “Há 2,7 quartos de hotéis para cada mil habitantes no Brasil. Se
tirarmos desse número os hotéis pequenos, com menos de 20 quartos, fica abaixo
de 2”.
FOLHA DE SÃO PAULO