LINHA DE CRÉDITO


Santander se alinha a BC e relança crédito com garantia em imóvel.

Banco reduz juros de home equity de 0,99% para 0,94% ao mês

O Santander vai reformular o crédito pessoal com garantia de imóvel (home equity), em linha com a meta do Banco Central de expandir a concessão de empréstimos neste segmento, que permite cobrança de taxas de juros mais baixas.

A linha, agora chamada de Usecasa, terá juros reduzidos de 0,99% ao mês para 0,94% ao mês (de 12,6% ao ano para 11,9% ao ano) a partir desta terça-feira (28) e prazo de até 20 anos. 

O custo efetivo total, porém, é maior, porque há a cobrança de IOF, seguro e a taxa para a avaliação do imóvel.

Segundo o banco, os juros passarão a ser os menores dentre as linhas de crédito pessoal  —batendo inclusive as taxas de juros do crédito consignado do banco, que custam a partir de 1,50% ao mês.

O home equity é uma das apostas do Banco Central (BC) para ampliar e baratear o mercado de crédito no Brasil, apesar de ainda ser pouco conhecido e mais oferecido por fintechs

A média desse tipo de empréstimo é que o prazo seja de 15 anos, com taxas de 12% a 13% ao ano ou de 0,99% ao mês.

Caso as parcelas não sejam honradas, o banco toma o imóvel como garantia e pode vendê-lo como forma de quitar a dívida.

Segundo a Agenda BC#, que reúne as prioridades da instituição, em um cenário conservador, cerca de R$ 500 bilhões em home equity podem ser injetados no mercado de crédito, quase dobrando a atual carteira de crédito imobiliário.

De janeiro a setembro de 2019, a modalidade cresceu 55%, e alcançou mais de R$ 300 milhões, segundo dados do BC.

Com a lenta recuperação econômica e a baixa demanda do consumidor frente ao alto comprometimento da renda familiar, bancos têm mais interesse em emprestar nas linhas em que têm maior garantia.

Dados do Banco Central apontam que o endividamento e o comprometimento da renda das famílias (descontados os financiamentos imobiliários), atingiram 26,2% e 18,4% em outubro. 

Eram de 23,9% e 17,3%, respectivamente, no mesmo mês de 2018.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br