Olhar voltado ao exterior


Cerca de 72% das grandes empresas brasileiras dizem ter aumentado investimentos no mercado internacional por conta da instabilidade econômica no Brasil, segundo levantamento da Fundação Dom Cabral com 69 companhias.

“A internacionalização ainda é baixa, em torno de 23%, mas tende a aumentar: em média, 37,5% dos aportes vão para projetos relacionados a expansões no exterior”, diz Lívia Barakat, uma das autoras.

A América do Sul e a América do Norte são as regiões mais buscadas pelas marcas nacionais. “Colômbia e México têm chamado mais a atenção das marcas”, afirma ela.

- As empresas brasileiras mais internacionalizadas

  1. Fitesa
  2. Odebrecht
  3. Intercement
  4. CZM
  5. Stefanini
  6. Iochpe-Maxion
  7. JBS
  8. Minerva Foods
  9. Metalfrio
  10. Tupy




Fundação Dom Cabral
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br