Fundos de pensão X Bradespar


A Litel, holding que reúne fundos de pensão estatais na Vale, entrou ontem com ação indenizatória contra a Bradespar na 10ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ). A Litel entende que a Bradespar concedeu, de forma unilateral, um direito à Elétron, veículo de participação do Opportunity na mineradora. Esse direito culminou com o pagamento de R$ 2,82 bilhões à Elétron, de Daniel Dantas, em 26 de setembro.

 

A conta foi dividida meio a meio entre Litel e Bradespar, que são sócios na Vale. Cada um transferiu R$ 1,41 bilhão à empresa de Dantas, encerrando todas as disputas entre as três empresas (Litel, Bradespar e Elétron) no âmbito da Valepar, a antiga holding da Vale.

 

Existe a possibilidade de que a Bradespar, empresa de participações do Bradesco, entre com outra ação sustentando ter direitos com base nos mesmos fatos. A Bradespar já afirmou, publicamente, que poderia buscar ressarcimento junto a "terceiros" dos prejuízos decorrentes do litígio com a Elétron. Esse movimento pode envolver tanto a Litel quanto a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

 

A expectativa é que a discussão seja longa e chegue ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br