Reforma da Previdência: o debate está de volta e economistas de candidatos defendem o regime de capitalização


Os economistas dos candidatos Ciro Gomes (Mauro Benevides), Jair Bolsonaro ( Paulo Guedes) e João Amôedo (Gustavo Franco) defendem a adoção do regime de capitalização. A proposta conta também com a simpatia de quem assessora Marina Silva (Eduardo Giannetti). Todos igualmente se mostram convencidos da necessidade de se mexer com urgência na Previdência.

A capitalização registra o jornal a partir de explicações de Gustavo Franco,  seria criada como previdência complementar, alimentada por contribuições do empregador e do empregado e conviveria com o sistema atual. O FGTS poderia ser usado como base. Esse modelo, no qual há mais de um pilar para a Previdência, também é defendido por Benevides e Fraga. Benevides defende 3 pilares, um que garanta um salário mínimo, outro de repartição com teto de benefício menor que o atual (até 3 salários mínimos) e um terceiro de capitalização.

À frente do programa econômico do candidato Geraldo Alckmin (PSDB), o economista Pérsio Arida afirma ser contrário à utilização de qualquer forma do regime de capitalização na Previdência Social, por seu impacto nas contas públicas,  mas mostra-se favorável ao uso do FGTS para acumulação de poupança para fins de aposentadoria. O mesmo que defende o economista Gustavo Franco, apoiador de outro candidato.

Por sua vez, Márcio Pochmann, um dos economistas encarregados do programa do PT, também descarta a capitalização e diz que a previdência complementar deve ser tocada apenas pelo segmento privado.

Tais manifestações por parte dos economistas dos candidatos estão no contexto do que pode ser uma retomada das discussões sobre a reforma da Previdência. Em uma de suas edições de final de semana, o mesmo jornal traz declaração do Ministro Eduardo Guardia no sentido de que a alta do dólar, ainda que obedeça principalmente a um movimento global, reflete também o fato de o Brasil torna-se vulnerável à medida que adia as reformas, em especial a da Previdência. 



ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br