A evolução da inscrição automática mundo afora


Inaugurada em 2012, a bem-sucedida experiência britânica  registrou a marca de 10 milhões de novos participantes em planos de pensão capitalizados.

 

O mecanismo de inscrição automática do trabalhador em planos de pensão capitalizados visa à reestruturação do processo decisório, utilizando a inércia do indivíduo para que ele permaneça no plano. A saída do programa é permitida mediante manifestação expressa em período pré-determinado.

 

Especialistas sugerem que a inscrição automática é de longe o método mais eficaz para aumentar os níveis de participação em planos de Contribuição Definida, conforme evidenciado na Inglaterra e Nova Zelândia. Em busca por maior cobertura da previdência privada, outros países estudam a adoção ou o aprimoramento do mecanismo, a exemplo de Irlanda, Turquia e Itália.

 

Pesquisa realizada em 2012, na Dinamarca, que reforça a ideia de que mecanismos-padrão ajudam a elevar a poupança previdenciária. O estudo divide os empregados em poupadores ativos e passivos. Os poupadores ativos, que correspondem a 15% dos trabalhadores dinamarqueses, costumam tomar decisões de poupança maximizando os resultados, considerando os subsídios e o valor das contribuições automáticas. Tipicamente, esses indivíduos são mais ricos e financeiramente conscientes, e transferem seus ativos de um veículo para outro dependendo dos benefícios fiscais envolvidos.

 

Os poupadores passivos, por sua vez, tendem a fazem contribuições fixas, de acordo com níveis pré-estabelecidos. “Os autores do estudo concluíram que as iniciativas que requerem atitude do poupador têm efeito relativamente pequeno sobre o comportamento de poupança”, pondera Rudolph. O levantamento demonstrou, por exemplo, que quando há mudanças nos aportes do empregador, 85% dos indivíduos afetados (poupadores passivos) não realizam quaisquer mudanças ou revisões no plano. “Isso indica que esse grupo não se atém ao volume total de poupança acumulada”, complementa o economista. 

 

Fonte:



Revista da Previdência Complementar
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br