Políticas de Investimentos para os próximos cinco anos são divulgadas pela Funpresp


Foram disponibilizadas, no site da Funpresp, as Políticas de Investimentos dos planos administrados referente ao período de 2019 – 2023. Por meio dessa ferramenta, o participante poderá conhecer o conjunto de diretrizes utilizadas para a aplicação dos recursos de seu plano de benefícios para os próximos cinco anos, com atualizações e ajustes realizados anualmente.

As políticas foram elaboradas pela Diretoria Executiva, examinadas pelos Comitês de Investimentos e Riscos e de Assessoramento dos planos de benefícios e, no dia 14 de dezembro de 2018, aprovadas pelo Conselho Deliberativo. Elas consideram as características inerentes a cada um dos planos no que refere à necessidade de liquidez, aos aspectos atuariais, à maximização do retorno e à minimização de riscos.

De acordo com o diretor de Investimentos da Funpresp, Tiago Dahdah, a elaboração das políticas dos planos contam com um diferencial. "Elas objetivam a manutenção do equilíbrio entre os respectivos ativos (direitos) e passivos (obrigações), por meio da obediência aos princípios da segurança, da rentabilidade, da solvência, da liquidez e da transparência", afirma o diretor.

Cada plano administrado pela Fundação possui uma política de investimentos individual, de acordo com suas características. São eles o Plano de Benefícios dos Servidores do Poder Executivo Federal (ExecPrev), o Plano de Benefícios dos Servidores do Poder Legislativo Federal (LegisPrev) e o Plano de Gestão Administrativa (PGA).

Confira os prospectos e as íntegras das Políticas de Investimentos dos planos ExecPrevLegisPrev e PGA.

Mesa-redonda - Para orientar as políticas de investimentos para os anos de 2019 a 2023, a Funpresp realizou, no mês de outubro, a mesa redonda “Cenários Econômicos e Perspectivas de Investimentos para 2019”. A mesa-redonda teve participação de representantes de cinco instituições financeiras atualmente gestoras de parcela dos recursos garantidores dos planos. Os profissionais especializados do mercado e da própria Funpresp, debateram diversos aspectos que deverão influenciar o comportamento do mercado financeiro em 2019.

“Esse encontro de especialistas foi o ponto de partida para as revisões anuais das políticas de investimentos dos planos de benefícios e de gestão administrativa da Entidade. Convidamos os nossos gestores e representantes de outras entidades para que apresentem suas opiniões de forma independente e nos auxiliem no processo”, explica o diretor de Investimentos da Funpresp, Tiago Dahdah.

Entenda como as Políticas de Investimentos são elaboradas:



Funpresp
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br