Reforma da Previdência


Uma segunda onda de demanda por previdência privada aberta começará com a volta das discussões sobre reforma do Regime Geral de aposentadorias e pensões públicas. A primeira  (2008-2017) trouxe crescimentos anuais de dois dígitos. Na avaliação de executivos do mercado o segmento está inclusive mais diversificado e competitivo hoje do que naquela época.

“Somente dentro da base de 66 milhões de CPFs no Banco do Brasil, temos um potencial de mais de 5 milhões de pessoas para proteção da renda”, afirmou o diretor financeiro da Brasilprev, Marcelo Wagner. Ele ressaltou que as pessoas estão preocupadas com a reforma da Previdência Social (pública) e buscando planos complementares de renda.

Em linha semelhante de argumentação, o vice-presidente da SulAmérica Investimentos, Marcelo Mello, aponta que o próximo governo – cujo mandato se inicia em 2019 – terá que fazer a reforma da previdência pública. 

 

Na expectativa do vice-presidente da SulAmérica, os juros básicos da economia (Selic) devem permanecer abaixo de 10% nos próximos anos. “O dinheiro novo tem ido para Previdência Multimercados”, diz. De fato, no ano até 9 de outubro, a previdência multimercados teve captação líquida de R$ 11,14 bilhões, ao passo que a previdência renda fixa registrou aportes de R$ 5 bilhões. “Os gestores independentes estão se aproximando das seguradoras para oferecer produtos mais sofisticados e rentáveis”, destacou Mello.

 

A concorrência entre as seguradoras via parcerias com gestores independentes e as seguradoras de grandes bancos de varejo também contribui para oferta de novos produtos e a eliminação de taxas de carregamento nos planos. Santander, Itaú e Banco do Brasil “zeraram” esse tipo de custo para preservar e atrair novos clientes; e entre as novidades recentes, a Bradesco Vida e Previdência divulgou seu Portfólio Multiestratégia. Para o diretor de investimentos do Santander Brasil, Gilberto Abreu, o setor manterá o ritmo de dois dígitos de crescimento anual. “Tomamos a liderança da reforma da previdência privada ao zerar as taxas de carregamento e fomos seguidos pelos demais bancos”, ressaltou o diretor.




DCI
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br