DESCONEXÃO


Bolsa alta, PIB baixo? FMI alerta para risco de "desconexão entre mercados financeiros e evolução da economia real".

Já reparou que é comum noticiarmos que a Bolsa acumula altas, enquanto os índices que mais afetam a população continuam piorando? 

Não é só impressão: essa "desconexão" entre as altas nos mercados financeiros e constante retração da economia mundial por causa da pandemia do coronavírus é fonte "tremenda" de incerteza e uma ameaça à recuperação, alertou o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta quinta-feira.

O alerta foi emitido no Relatório de Estabilidade Financeira. Nele, a instituição aponta que, entre as grandes incertezas que cercam a crise atual, "destaca-se a desconexão entre os mercados financeiros e a evolução da economia real".

No relatório, o FMI também destaca que muitos mercados se beneficiaram da quantidade massiva de ajuda injetada por vários governos, que aumentou as perspectivas de que a recuperação será rápida. 

No entanto, os dados sobre a confiança do consumidor mostram uma realidade bem mais pessimista.

Conforme mostramos nos relatórios, boa parte das altas nas bolsas globais se deu pela alta do apetite por investimentos arriscados – que veio, justamente, da injeção de ajuda pelos governos. 

Aqui, o FMI identificou a principal vulnerabilidade: como ficaria a recuperação em caso de "diminuição do apetite por ativos de risco"?

A principal preocupação da instituição é que a recuperação econômica seja comprometida caso haja quaisquer contratempos – como uma segunda onda de infecções, uma recessão mais profunda do que o esperado ou uma intensificação da agitação social.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br