PREVIDÊNCIA ABERTA


Se a assinatura digital é válida para a abertura de contas, o mesmo deveria ocorrer para migração de carteiras. 

A ação dos órgãos reguladores se faz necessária, pois, aqui, a digitalização e liberdade do cliente terminam quando implicam na possibilidade de perda de recursos, diz Felipe Bottino, CEO da Pi Investimentos, plataforma aberta de investimentos do Santander.  

Ele lembra que apenas no caso da transferência de custódia,  quando a pessoa decide migrar seus investimentos de um banco ou corretora para o outro, ainda se mostra necessário o reconhecimento de firma por autenticidade para que a portabilidade tenha validade.

No entendimento do autor do artigo, o desenho ideal para a indústria de fundos atacar o problema seria se inspirar no que já ocorre na indústria de previdência complementar aberta e onde já existe uma câmara de liquidação e o consumidor pode migrar livremente de plano ou seguradora de maneira transparente e eficiente.

Paralelamente a receita das seguradoras com a venda de planos VGBLs e PGBLs cresceu 9,9% no período de 12 meses encerrado em setembro, percentual que demonstra segundo a Fenaprevi que o mercado está reagindo.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br