CPI dos Cartões abre brecha para crédito ficar mais caro


Em vez de baixar gastos de clientes, propostas de senadores podem aumentá-los.

Medidas propostas pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Cartões têm o potencial de aumentar o custo do crédito para os clientes, ao invés de reduzi-lo. O colegiado foi formado para investigar a cobrança de "juros extorsivos".

Senadores sugerem a criação de tarifas para o uso do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial, pedem que o parcelamento de compras com juros seja incentivado e querem o fim da publicidade do parcelado sem juros.

As medidas precisam de anuência do Banco Central ou de aprovação de leis.

 

A tarifa, que pode ser cobrada com os juros do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial, hoje proibida, já está em discussão no BC.

A argumentação de bancos, sustentada por senadores no relatório da CPI aprovado na semana passada, é que ela existe em outros países, ajuda a remunerar o crédito disponível e também a pagar o risco de calote.

Em junho, o BC fez simulação dos efeitos dessa tarifa sobre o rotativo e concluiu que o cliente brasileiro ainda pagaria juros proporcionalmente mais altos do que os americanos se ela fosse adotada.

O fato de a autoridade monetária ter feito o estudo e registrado em relatório público deixou executivos de cartões otimistas com a eventual admissão da cobrança.

A criação da tarifa, porém, não é consenso.

Entre os executivos ouvidos pelo jornal, há quem considere a medida apenas uma forma de mascarar os altos juros —cartão de crédito e cheque especial têm taxas acima de 300% ao ano.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br