OABPrev-SP - cursos de educação financeira


Numa escala de zero a 10, a nota média do brasileiro quando o assunto é educação financeira é 6,2. Foi o que constatou a quarta edição do Indicador de Educação Financeira (Indef), único dispositivo no país a averiguar periodicamente os conhecimentos financeiros da população. Realizado pela Serasa Experian em 2017 e divulgado em março último, o estudo mostrou que a média ainda é a mesma de 2015, o que revela que nem mesmo a crise econômica dos últimos três anos fez o brasileiro ampliar seu conhecimento sobre finanças pessoais.

 

O brasileiro não sabe, portanto, que a educação financeira é uma poderosa aliada da qualidade de vida.

 

Desde 2008 as entidades fechadas de previdência complementar têm sido incentivadas a desenvolverem programas de educação financeira e previdenciária para o seu público. Nesse sentido, a OABPrev-SP criou junto com a Icatu Seguros (que gere os investimentos do fundo dos advogados) e a Fundação Getúlio Vargas uma série de cursos online gratuitos que ensinam como organizar a vida financeira de modo simples e didático.

 

Há cinco cursos disponíveis ao público em www.oabprev-sp.org.br/cursosonline: "Como Organizar o Orçamento Familiar", "Como Fazer Investimentos - Básico", "Como Fazer Investimentos - Avançado", "Como Planejar a Aposentadoria" e "Como Gastar Conscientemente". Os programas fazem parte de um plano integrado sobre educação financeira chamado Plataforma do Conhecimento, que conta também com atividades e jogos para as crianças, criados pelo professor Fabio Gallo Garcia, doutor em Finanças pela EAESP-FGV.

 

Para ter acesso ao conteúdo, basta fazer um rápido cadastro (nome e e-mail). Quem desejar receber um certificado ao término do curso deve optar por preencher um segundo formulário, mais completo.

 

- Conheça os cursos da Plataforma do Conhecimento:

 

# COMO ORGANIZAR O ORÇAMENTO FAMILIAR

O curso proporciona conhecimentos necessários para o planejamento financeiro e organização do orçamento para sair do endividamento, por meio da metodologia ABCD, criado pelo professor-doutor Fábio Gallo Garcia, no qual ele classifica as despesas familiares em quatro grupos (Alimentação, Básicos, Confortáveis, Dispensáveis).

Carga horária: 12 horas

 

# COMO GASTAR CONSCIENTEMENTE

Ao fazer um uso adequado do dinheiro, é possível traçar objetivos e metas financeiras. Este curso faz um incentivo ao consumo consciente ao orientar sobre a diferença entre o "Eu Preciso" e o "Eu Quero". Além disso, revela a diferença real entre pagar à vista e parcelar no cartão de crédito as contas.

Carga horária: 8 horas

 

# COMO FAZER INVESTIMENTOS - BÁSICO

Este curso dá embasamento sobre investimentos pessoais. Qual a lógica de mercado (risco versus retorno)? O que são juros compostos? O que é CDB? Como funciona o Tesouro Direto? E os fundos de investimento? São algumas das questões respondidas para mostrar como é possível realizar bons investimentos com os recursos de que dispomos.

Carga horária: 12 horas

 

# COMO FAZER INVESTIMENTOS - AVANÇADO

Ao aprofundar os conhecimentos sobre investimentos pessoais, este curso ressalta a importância de uma carteira diversificada de aplicações para uma boa saúde financeira. Entre as temáticas abordadas estão: as ações e a Bolsa de Valores, investimentos que valem ou não a pena, como ouro etc.

Carga horária: 8 horas

 

# COMO PLANEJAR A APOSENTADORIA

Planejar devidamente a aposentadoria é um dos segredos para a paz e tranquilidade quando da inatividade laboral. Além de refletir sobre a importância de se traçar um plano para essa fase da vida, este curso garante orientação sobre o que são e como funcionam os fundos de pensão e as modalidades de planos de previdência (PGBL e VGBL) oferecidos.

Carga horária: 10 horas



OABPrev
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br