Encontros na cidade


Onde personalidades como Lênin e Trótski ou Hitler e Mussolini se viram pela primeira vez?

da minha parte, foi um atraso de mais de 20 anos. Somente agora, passeando pelas prateleiras antigas da livraria do bairro, a Torre de Papel, que me deparei com o livro "Primeiros Encontros", do casal Nancy (textos) e Edward Sorel (ilustrador), editora José Olympio, de 1995.

Além de ilustrações debochadas, o texto inspirado e o tema histórico (como celebridades das artes, política, ciência se conheceram), atraíram minha atenção também os locais onde ocorreram os encontros, confirmando minha convicção de que certas cidades são fadadas a certos acontecimentos. No livro, as exceções confirmavam a regra.

O primeiro encontro entre os revolucionários russos Lênin e Trótski poderia ter sido na Rússia, claro. Mas eles só vieram a se encontrar no exílio, em Londres. Chamado por Lênin, que queria conhecer o jovem que escrevera textos brilhantes na prisão, Trótski apareceu em 1902 no modesto apartamento do líder ainda na madrugada, e foi cumprimentá-lo na cama. Situação difícil de imaginar na Rússia até hoje puritana, mas que em Londres só terá causado surpresa porque ali só rolou conversa, nada de sexo.

O compositor Giacomo Puccini foi assediado (artisticamente) pelo jovem tenor Enrico Caruso em 1897, em sua casa na Toscana (onde mais, senão na capital mundial da arte?). Dorothy Parker incomodou (não era seu ofício, além de escrever?) Dashiel Hammet (o criador do detetive Sam Spade) pela primeira vez em Nova York –onde mais poderia ser?

Londres, a cidade mais cosmopolita do mundo, seria por isso mesmo cenário de encontros de migrantes e passantes de toda ordem. Foi onde o tímido escocês Alexander Fleming encontrou por 1950 sua fã Marlene Dietrich que, tendo passado um período confortando tropas americanas na guerra e vendo a penicilina salvar tantas vidas, tornara-se fã do cientista.

Papel parecido, o de produzir estes entroncamentos de vários mundos, ao representado por Paris –onde é lógico que se conheceram Sartre e Simone de Beauvoir: no dormitório dele na Sorbonne, mas que também foi cenário do primeiro encontro, em 1920, do irlandês James Joyce com o norte-americano naturalizado inglês T. S. Eliot, graças a uma artimanha bizarra de Ezra Pound –todos escritores.

O cineasta Fritz Lang conheceu o sinistro Joseph Goebbels em Berlim. Foi o último dia do artista na cidade, pois, quando o nazista tentou convencê-lo a trabalhar para o Reich, ele na mesma noite fugiu para Paris, em 1933.

E foi em San Francisco, em 1941, que Orson Welles encontrou pela primeira vez, e a sós num elevador, William Randolph Hearst, o magnata das comunicações que inspirou (para ódio deste) o personagem título de "Cidadão Kane" –um encontro tenso na cidade que fica ao norte de onde Hearst/Kane construiu seu castelo perdulário e cafona, no filme apelidado Xanadu.

Injustiçada foi a cidade de Pádua, sede da mais antiga universidade do Ocidente, cátedra de Galileu Galilei, que hospedou o primeiro encontro dos obscurantistas Hitler e Mussolini. Inexplicável foi que o encontro de Freud e Mahler, no lugar de em Viena, tenha acontecido em Leyden, na Holanda.

Curioso que Chaplin e Jean Cocteau tenham se conhecido num navio no mar Asiático; e que Conan Doyle e Houdini, que compartilhavam crenças espiritualistas, tenham se visto em Portsmouth, na Inglaterra. Como foram o primeiro encontro de Sarah Bernhardt e Thomas Edison, de Chopin e George Sand, de Stálin e Churchill, de Pascal e Descartes, de Byron e Shelley, de Rolls e Royce, entre outros? Só lendo o livro

Josimar Melo - crítico gastronômico, autor do 'Guia Josimar' de restaurantes, bares e serviços de SP.

Fonte: coluna jornal FSP

 

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br