Você já definiu sua meta atuarial nos investimentos?


Você já definiu sua meta atuarial nos investimentos?

Se você não tem uma meta atuarial, seu patrimônio está como um barco sem leme.

Se você não sabe sua meta atuarial nos investimentos, você corre um grande risco. 

A maioria das pessoas se comporta em seus investimentos como entidades de previdência sob o regime de contribuição definida. 

O grande erro é que todos deveriam se comportar sob o regime de benefício definido. Explico a razão e qual seu risco.

A maioria dos indivíduos não sabe responder à pergunta: qual sua meta atuarial nos investimentos?

A meta atuarial define a rentabilidade mínima necessária para que o portfólio, junto com o conjunto de aportes, atinja o objetivo necessário para cumprir com a aposentadoria desejada.

Acredito que a razão seja porque não entenda a relevância do tema.

Então deixa eu colocar o tema em perspectiva.

A razão que levou a maior parte das Entidades de Previdência (EP) pelo mundo a quebrarem foi porque não conseguiram cumprir a meta atuarial.

Uma EP pode ter planos sob o regime de benefício definido ou de contribuição definida. 

No regime de contribuição definida, como o nome diz, o único fator definido é o valor que o beneficiário poupa, e fundação não é responsável por garantir nenhuma meta de aposentadoria.

O problema se encontra no plano de benefício definido. Neste, a fundação é a responsável por entregar ao beneficiário uma aposentadoria combinada. Logo, ela tem de ter uma meta atuarial que seja capaz de cumprir como o objetivo.

Por não cumprir a meta atuarial, a EP vai acumulando déficits. 

Esses déficits ocorrem, pois, por não alcançarem a meta atuarial, as EPs não serão capazes de honrar com os benefícios prometidos aos poupadores. Logo, estas acabam quebrando.

Para fugir do risco de não cumprir com as metas e quebrarem, muitas incentivaram seus poupadores a migrarem para planos de contribuição definida.

Ou seja, elas transferiram para os poupadores o trabalho de definir, acompanhar e cumprir uma meta atuarial.

Entretanto, a maioria dos indivíduos não sabe que ele que ficou com a tarefa. Muitos, talvez, nem saibam como construir uma meta atuarial.

Não falo só dos que aplicam em previdência.

Me refiro a todos os poupadores, pois a necessidade de definição de meta atuarial não é exclusiva de quem aplica em previdência.

Se você simplesmente aplica seu patrimônio e não possui uma meta atuarial, você está se comportando como uma entidade de previdência que tem planos sob o regime de contribuição definida.

Ou seja, não se importando se seu beneficiário vai conseguir se aposentar bem. Só que neste caso, você mesmo é o beneficiário.

Quem não tem uma meta atuarial e não acompanha esta meta, não sabe se vai cumprir com o que é necessário para ter uma aposentadoria. Estes ficam como um barco sem leme. Ou seja, ficam à mercê das marés.

A maior probabilidade é que não atinja uma aposentadoria decente, pois nunca houve este objetivo e não se sabe o que tem de cumprir para alcançar.

Assim, se você ainda não tem uma meta atuarial, você já está à deriva. Busque urgentemente um leme para que você não termine encalhado como a maioria.

Michael Viriato - assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br