Educação Financeira e Previdenciária é prioridade


Educação previdenciária e financeira é algo essencial na qual é fundamental investir, é o que mostra uma realidade crescentemente desafiadora para o em geral modesto conhecimento que os nossos participantes têm dos fatos de uma conjuntura que reconhecemos complexa. De outro lado, os dirigentes dão cada vez mais mostras de que compreendem a urgência em agir e dão respostas. Ontem mesmo, mais duas associadas anunciaram terem tido os seus programas educacionais aprovados pela PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

 

Há muitos exemplos, seria impossível citar todos. Só nesta quarta-feira (12) foi a vez da Infraprev e da SP-Prevcom, a primeira patrocinada pela Infraero e a segunda gestora dos planos dos servidores públicos paulistas. A Infraprev atuou em 2013 junto aos participantes ativos e assistidos, conselheiros, empregados e familiares. Dentre as ações desenvolvidas figuram palestras sobre aposentadoria nos aeroportos, campanhas de alteração de percentual de contribuição e adesão de novos participantes, informações específicas no portal e redes sociais (Facebook, Twitter e Youtube), envio de newsletters e SMS, treinamentos para empregados e conselheiros. Cada uma dessas iniciativas foi acompanhada de um indicador de performance.

 

50 palestras - Com somente um ano de vida, a SP-Prevcom não parece ter economizado esforços. Em um curto período foram promovidas nada menos de 50 palestras para apresentação do novo regime previdenciário, além de cursos e eventos sobre planejamento, controle financeiro e finanças pessoais, com destaque para palestras com a jornalista Mara Luquet, o educador financeiro Reinaldo Domingos e o navegador Amyr Klink.

 

Muitas mais tiveram os seus programas educacionais aprovados. Em seu comunicado, a Regius chama a atenção para o fato de que no seu caso a aprovação se deu pelo quarto ano consecutivo, resultando inclusive na dispensa do encaminhamento por meio impresso do Relatório Anual de Informações aos participantes e assistidos, uma característica comum a todos os demais casos. E registra que “esta conquista é resultado do trabalho realizado por toda a equipe Regius no sentido de disseminar conhecimentos relativos aos conceitos previdenciários e financeiros, abordados no programa de educação financeira e previdenciária ao longo de 2013”. Já o Fundo Paraná Previdência notava que o programa envolve ações por parte de diversas áreas da entidade. E informa que, estando desobrigado pela Previc de remeter o relatório impresso para as residências, fará uma economia de R$ 9 mil.

 

Já o Programa de Educação Financeira e Previdenciária (PEFP) “Faça Por Você”, da SABESPREV, igualmente aprovado agora, teve início em 2013 com ações de incentivo ao aprendizado sobre finanças e previdência. Entre as práticas realizadas alinham-se publicações de encartes no Jornal Fundação, blitz em diferentes unidades da patrocinadora Sabesp, atendimentos personalizados, realizações de concursos culturais, palestras com especialistas, além de envio de informações e encontros direcionados aos novos admitidos, possíveis participantes e pré-aposentados.

 

A OABPrev-PR, que teve o seu programa aprovado pelo terceiro ano consecutivo, anunciou que vai enviar o relatório anual por e-mail para os participantes e publicar um resumo de seu conteúdo no “Jornal da Ordem”.

 

Fonte: site da GAMA Consultores Associados
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br