Vivi na China


O brasileiro José Duarte viveu na China por seis anos: o que ele tem pra nos contar?

Como foi viver, trabalhar, se divertir e conhecer ‘por dentro’ a China? Este país que tem sido alvo de tanta desinformação?  O mineiro José Duarte revela nesta  entrevista.

Ana Claudia Vargas

Quando a pandemia começou, em 2020, uma das piores consequências _ para além da assustadora questão sanitária _ foram os muitos boatos que atiçaram os preconceituosos em relação à China.

Na época, houve uma avalanche de tais notícias falsas, de teorias falsas inventadas pelo ‘batalhão’ de fake news que povoa a internet,  que ‘diziam’ que o coronavírus era uma ‘invenção chinesa’, entre outras ‘coisas’ que nem vale
a pena relembrar aqui, pois o foco desta matéria é, simplesmente, mostrar a visão de um profissional brasileiro que trabalhou na China e tem muito a revelar sobre o país, seu povo hospitaleiro e sua cultura milenar riquíssima.

Este profissional  é o geógrafo José Duarte, 45 anos, que como gerente comercial de uma multinacional espanhola do setor têxtil, viajou para diferentes lugares representando a empresa. 

Por ser apaixonado pelas diferentes culturas e se
interessar muito pelas relações político-econômicas entre os povos, suas observações sobre o modo de vida dos chineses revelam que se trata de um país de pessoas, sobretudo, trabalhadoras, e que colocam o ‘coletivo’ antes do ‘individual’.

Por ser o sexto filho de uma família camponesa do interior de Minas Gerais, José cresceu atento e observador das questões ligadas ao trabalho agrário e talvez, por isso, tenha tido uma percepção rara e distinta do desenvolvimento do país que é fortemente baseado na agricultura.

Veja, a seguir, a entrevista que José Duarte nos concedeu:

José, para começar, se apresente aos leitores do Portal Plena:

Sou José Duarte, mineiro de Dores do Indaiá e cresci em uma família de camponeses. Morávamos na roça e dela vinha nosso sustento que era construído com a “contribuição” de todos. ‘Brincar menos e trabalhar mais’ era o lema. 

Mas mesmo com uma rotina intensa, encontrávamos tempo para brincar, sermos crianças e sonhar acordados. Eu queria crescer, me formar na universidade e viajar por muitos países. 

Naquele momento, não tinha ideia de como aconteceria ou se aconteceria, mas era meu sonho! Orgulhosamente, aos 23 anos conclui a Universidade e fortalecido pelo conhecimento, fui em busca da realização deste sonho de criança. Desde então, venho vivendo em diferentes países como Inglaterra, Espanha, China e, agora, Chile.

Por que você foi para a China e quanto tempo morou lá?

Fui para a China transferido para executar um projeto pontual da empresa em que trabalho. Fomos bem sucedidos e acabei trabalhando lá por seis anos, de 2013 a 2019. 

Comecei morando em Beijing por três anos e em Shanghai o restante do tempo. Durante este período, tive a oportunidade de viajar pelas principais cidades a trabalho e pude conhecer bastante o país.

Antes de ir, como se sentiu? Curioso, entusiasmado?

Uma mistura de medo, curiosidade e alegria. Tinha medo, pois imaginava ser um país opressivo, atrasado socialmente, onde pessoas viviam em condições sub-humanas e isoladas do exterior. Alegria por estar entrando em um projeto novo, mudar de país, seguir conhecendo e aprendendo.

Ao chegar, quais foram suas primeiras impressões? Do que mais gostou, do que menos gostou?

Quando cheguei, de imediato percebi que estava errado quanto à percepção que tinha das pessoas e o desenvolvimento do país. 

Gostei da grandeza e modernidade do que fui encontrando, aeroportos modernos e inteligentes, ruas elevadas que descongestionam as cidades, metrôs que funcionam com eficiência, trens de alta velocidade por todo país, educação e saúde de boa qualidade para população.

A cultura local é muito diferente da nossa? Você foi bem acolhido? Os chineses são simpáticos?

A cultura chinesa é bem diferente da nossa. Seguramente encontramos pontos ou valores similares, mas a maioria difere bastante. Vamos a alguns exemplos: mentir, no Brasil isto não é bem visto, já na China é aceitável. 

Para eles pode ser preferível mentir e deixar a pessoa contente, momentaneamente, do que machucá-la com uma verdade desnecessária naquela hoara.

– Casamento por Amor – “coisa de adolescente inconsequente” diz a mãe de uma amiga minha chinesa. Para eles o casamento é somente uma maneira de unir famílias com interesses comuns e garantir sua própria existência e sucesso.
Nós somos de jogar pra Deus nossos desejos e sofrimentos.

Eles tomam toda a responsabilidade como sendo somente deles e partem pra ação, enquanto nós ficamos na intenção muitas vezes. Isto não os torna melhores nem piores que nós brasileiros; ou que os americanos, espanhóis ou seja que povo for. 

No fundo, somos todos humanos com algo maior que nos conecta a todos. Quando vamos viver e conviver com pessoas de culturas diferentes, se faz necessário aprender com eles, respeitar seus valores; devemos ser gentis e estar abertos para trocar, pois toda relação é uma troca, seja ela qual for.

Casualmente, somos cegados por um patriotismo exacerbado e por falta de maturidade nos sentimos superiores que os demais. 

De verdade somos?  Foi inexplicável o misto de emoções que senti ao mudar e viver na China. 

Os chineses são encantadores como pessoas e bastante cordiais no dia a dia, mais ainda quando aprendemos seus costumes e nos misturamos na sociedade, falando seu idioma e respeitando seus valores. 

São pessoas incríveis e farão o impossível para nos agradar se lhes “caímos bem”!

Em relação aos aspectos sociais (abordagens, o lado social/profissional) o que mais chamou sua atenção?

Eles vivem num regime socialista e isto significa que o bem comum é mais importante que o individual. Isto está tão absorvido na cultura que uma pessoa casa com a outra sem amá-la, mas fica feliz, pois sabe que suas famílias serão beneficiadas com a união. 

Obras públicas acontecem em velocidade relâmpago, se comparadas ao Brasil. Isto acontece pela eficiência e também porque sabem que a melhoria é para todos, a sociedade se beneficia, então, não tem porque colocar dificuldade em deixar a casa dos seus pais ser demolida para dar lugar a uma linha de trem ou qualquer outra utilidade publica que possa ocorrer.

O bem da sociedade é mais importante que o bem do indivíduo! 

Acredito que uns 95% da população do país só tenha acesso às informação difundidas pelos órgãos do governo, ou seja, as informações são ajustadas de acordo com a conveniência. 

Sendo assim a população carece de um ponto de vista diferente do governo e vive totalmente sobre uma perspectiva política passada pelos meios de comunicação subordinados a ele. Então, já se sabe o que acontece, não é?!

O resultado disto é um povo obediente, trabalhador e dedicado a seu governo; pessoas que estão felizes vivendo os benefícios de viver em uma economia que  segue crescendo a números ‘gordos’ por décadas; que trabalha insistentemente na melhoria da infraestrutura do país neste período; que passou e vem passando por um processo de  urbanização intensa com pessoas mudando do campo para as cidades para dar apoio a constante industrialização. 

Importante ressaltar que milhões e milhões de pessoas saíram da linha de pobreza durante esse governo que vem colocando o seu país em uma posição de relevância mundial acompanhado por uma mudança significativa no poder aquisitivo da  população Chinesa. 

Não tem porque estarem contrariados ou teriam?

O que vemos na mídia estando fora da China muitas vezes está envolto em jogo político que tem maliciosamente a intenção de nos influenciar a tomar partido. 

Aqui me esforço a ser imparcial quanto à política e simplesmente expressar o que vivi durante minha experiência no país. Você seguramente esta pensando… “mas eles então são ovelhinhas?!”

A China vem passando por uma transformação  notória que repercute na sua economia externa e interna, tem tomado posição de liderança mundial na maioria das categorias industriais e estão se preparando para ser a economia número um do mundo e muito provável conseguirão, o que faz muitas outras nações pelo mundo se sentirem “enciumadas”.

 

E profissionalmente? Dizem que os chineses são muito comprometidos quando se trata de trabalho… Fale sobre isso.
Os chineses são muito comprometidos com seus líderes mais que com seus trabalhos. 

Quando estão com um chefe que gostam, eles não medem esforços para se superar e impressioná-lo. 

Gostam de “ficar bem na fita”. Somado a isto tem o fato de que estão muito bem preparados e são muito competentes. Se eles gostam de você como chefe, farão tudo para agradá-lo.

 

Você fez amigos lá? O que fazia para se divertir?
Sim, fiz muitos amigos, tanto chineses como pessoas de outros lugares do mundo que vivem lá. 

Sempre fazemos coisas juntos na casa de um ou outro, também saíamos para bares, clubes, visitar pontos turísticos, viajar pelo interior do país etc.

 

Durante o tempo em que morou lá, aconteceu algo desagradável ?
Foi um dos países onde me sentia mais seguro no meu dia a dia. As pessoas são bastante educadas, a violência praticamente não existe, nunca fui roubado em lugar algum e sempre caminhava a noite pelas ruas, metrô, táxi… 

Nunca aconteceu nada desagradável nestes seis anos.

 

Em contrapartida: o que os chineses pensam sobre o Brasil? Você sofreu algum tipo de preconceito?
Chineses amam estrangeiros. “Laowai” significa estrangeiro em chinês e eles sempre dizem esta palavra carinhosamente ou se direcionam a nós, ‘laowais’, com muita simpatia. 

Os amigos chineses fazem questão de nos levar nas suas casas, nos apresentarem a seus pais e familiares. Também podem te parar na rua e pedir para tirar uma foto com você, por sermos diferentes.

O que você achou do boato  de que a China ‘inventou o coronavírus’ e dessa onda preconceituosa que alguns tentaram criar em torno dos chineses durante a pandemia?

Todos os países foram afetados pela pandemia e não vejo como a China poderia ter se beneficiado de tudo que ocorreu desde então. 

As doenças, pestes, pandemias sempre existiram, e com o nosso estilo de vida “confinados e conectados” das grandes cidades elas podem tomar a superfície da terra em muito pouco tempo como aconteceu com a Covid19.

Pelo contrário, ao invés de criar, eles estão investindo muito para conter a epidemia e isto se nota nos resultados que conseguiram com o seu controle hoje em dia.

Fonte: site portalplena

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br