Aprendendo a delegar


A vantagem de delegar é que o empreendedor pode utilizar o tempo em atividades de real importância.

Você já deve ter ouvido empreendedores reclamando de que não têm tempo para nada, que tudo na empresa precisa passar por eles, que os funcionários não têm iniciativa própria e que, se ele não estiver presente em todos os momentos, ninguém trabalha na empresa.

Muitas vezes, esses problemas devem-se mais ao empreendedor que se queixa do que a seus subordinados.

É comum, no início do negócio, os empreendedores serem centralizadores, pois muitas vezes trabalham sozinhos e acabam acumulando as principais atividades da empresa, como as vendas, o controle financeiro, o desenvolvimento de produtos, o atendimento pós-vendas, entre outras funções que deveriam ser compartilhadas.

O problema é que, à medida que a empresa vai crescendo, funcionários são contratados, mas o empreendedor continua agindo da mesma maneira, querendo cuidar de tudo e até mesmo atrapalhando o trabalho dos outros.

Uma grande habilidade que todo empreendedor em negócios iniciantes deveria tentar desenvolver é sua capacidade de delegar.

No entanto, para isso, ele precisa tomar alguns cuidados para não se frustrar mais tarde.

Primeiro, é importante saber recrutar os funcionários que têm o perfil para assumir novas tarefas e desafios e que tenham iniciativa para isso.

Além disso, eles precisam ter potencial para fazer mais do que as funções para as quais foram contratados exige.

Feito isso, o próximo passo é oferecer treinamento e, então, começar a delegar aos poucos as tarefas e acompanhar o desempenho deles.

O processo de "feedback" (dar um retorno aos funcionários) também é importante. E aceitar e compreender os erros não intencionais dos subordinados é fundamental para que a delegação seja bem-sucedida.

Elogiar, recompensar e incentivar progressos também faz parte dessa transição.

Para o dono da empresa, a grande vantagem de delegar funções e tarefas é que o empreendedor poderá utilizar parte do tempo que ele gastava em questões operacionais em atividades que são realmente importantes para a sobrevivência do negócio, como a conquista de novos clientes, buscar métodos para inovar mais e maneiras de pensar a empresa de um modo estratégico.

Tente, você não vai se arrepender e seus funcionários irão lhe agradecer.

Tales Andreassi - professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo da FGV de São Paulo.

Fonte: jornal Folha de São Paulo
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