Sebrae Previdência tem resultados bem melhores que o mercado no pior trimestre da história dos merca


Os resultados das carteiras de investimentos globais foram negativamente impactados pelos efeitos econômicos causados pelas ações de contenções aplicadas na tentativa de amenizar a contaminação pelo Coronavírus.  O mês de março parecia não ter fim. Os efeitos do isolamento social para combater a disseminação do Coronavírus já são traduzidos em recuo nas vendas e produção, e dos primeiros relatos de elevado grau de fechamento de postos de trabalho. O cenário econômico mudou numa velocidade brutal, nesse ambiente os preços dos ativos caíram muito rapidamente, e os índices de mercado também tiveram queda de forma bastante acentuada. 

 

No acumulado do ano, até o dia 31 de março de 2020, os principais índices apresentaram as seguinte performances:

 

Ibovespa – Índice de Performance da Bolsa de Valores:  -36,89%

IFIX – Índice de Performance de Fundos Imobiliários: -22,00%

IHFA – Índice de Performance do Fundo Multimercados: - 7,19%

IMAB – Índice de Performance dos Títulos Públicos Indexados à Inflação: -6,31%

IDA Geral – Índice d Performance das Debêntures (Crédito Privado): -4,12%

IDKA Pré -  Índice de Performance dos Títulos Públicos Pré-Fixados: -0,90%

 

Como pode ser observado, o cenário foi tão adverso que até os indicadores de renda fixa (IMAB, IDA Geral e Índice de Performance dos Títulos Pré-Fixados) tiveram performance negativa no período.  Levantamento feito pelo Valor Investe com base em dados da plataforma Morningstar mostram que, dos 163 fundos “Renda Fixa DI”, 51 (ou 32% do total) tiveram rentabilidade negativa em março. Em média, os fundos dessa categoria perderam 0,04% em março. “É algo inesperado, nunca antes visto em boa parte dos fundos DI”, comenta Marcelo d’Agosto, economista do Valor Investe e responsável pelo levantamento.

 

Nesse cenário de tremenda adversidade, o Sebrae Previdência apresentou resultados bem melhores que os principias indicadores de mercado e à média dos fundos Multimercados da indústria (IHFA), que obteve performance de -7,19%, veja no gráfico abaixo:


Esse resultado “positivo” foi obtido em razão de medidas que foram tomadas ao longo do trimestre, visando a mitigação de risco.  Dentre as medidas tomadas destacam-se: a) Redução do prazo de vencimento dos títulos, aumentando a liquidez e diminuindo o risco de oscilação de preços; b) Contratação de estruturas de proteção (dólar e bolsa), c) redução da exposição em ativos de renda variável (bolsa).

 

É importante ressaltar que apesar do pior trimestre na história, ainda mantemos os perfis com resultados positivos no período de 12 meses.  Esse dado reforça o fato de que no longo prazo o Sebrae Previdência tem sido eficiente em trazer retornos adequados à formação da poupança previdenciária.

Abaixo, um gráfico da performance do Sebrae Previdência, desde o seu início, comparado com os principais indicadores de mercado:

 

A maior exposição a ativos de risco não é fruto de ambição de fazer dinheiro, mas originado da necessidade de buscar alternativas de investimentos que rendam mais que a remuneração de títulos públicos, que atualmente possuem retornos muito baixos, que acabam não sendo condizentes com a expectativa de formar uma reserva previdenciária adequada.

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br