O físico e emocional no juiz de futebol


Todos esperamos de um árbitro de futebol alto desempenho físico e emocional.

Estudos na área da medicina esportiva avaliam que um juiz precisa ter boas condições físicas e emocionais para atuar atento e bem posicionado para tomar uma decisão que pode definir o resultado de uma partida.

Os jogadores de futebol, segundo pesquisas, correm em cada jogo cerca de 10 km, com períodos intermitentes de alta intensidade física.

Os árbitros correm um pouco mais, segundo as mesmas pesquisas, podendo alcançar cerca de 12 km em uma partida. Na mesma partida podem também chegar perto dos mil metros ao correr de costas.

Por outro lado, nos 90 minutos de uma partida de futebol, ficam parados num total de 11 minutos.

Concomitantemente com o esforço físico despendido, o árbitro enfrenta, em várias oportunidades, alto estresse emocional.

Esse momento costuma surgir em situações que demandam decisão imediata, respaldada em conhecimento e experiência de anos nessa atividade.

Deve ter sido esse o caso de Yuichi Nishimura, 42 anos, que faz parte da lista de 52 árbitros da FIFA para a atual copa mundial de futebol.

Em 2010 atuou na Copa da África do Sul e em 2012 foi eleito árbitro do ano pela Confederação de Futebol da Ásia. Foi o juiz da partida inaugural da copa deste ano que marcou o polêmico pênalti a favor do Brasil, anteontem, em São Paulo.

Julio Abramczyk – médico, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina.

Fonte: jornal Folha de São Paulo

Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br