Acolher a adolescência


A família com adolescentes precisa também mudar, para garantir ao jovem um lugar privilegiado no grupo.

As famílias têm mudado, e muitos julgam as mudanças negativas e prejudiciais aos mais novos, à comunidade e à sociedade. Entretanto, com as transformações no mundo que provocaram verdadeiras revoluções pessoais, tais mudanças têm permitido que a família continue a existir.

Temos, hoje, famílias muito diferentes entre si. Mas, se há algo que provoca maiores e extraordinárias mudanças no grupo, independentemente de sua configuração, do contexto em que vive e de sua dinâmica, é a chegada de um filho à adolescência. Vamos considerar a adolescência o período em que o filho deixa, gradualmente, de ser dependente dos pais para conquistar sua autonomia, requisito para a vida adulta em vários aspectos como o afetivo, o social e o do trabalho.

Muitos pais enxergam as mudanças apenas no filho, mas toda a família muda e tem a oportunidade, nessa fase, de reconstruir sua história, de se reconfigurar para abrir espaço para um filho que tem, a partir de então, condições de viver a vida como um adulto ou quase.

Vamos fazer um exercício de empatia para tentar compreender melhor o que se passa com os adolescentes: vamos ocupar, na imaginação, o lugar que eles ocupam. A primeira coisa que percebemos é que eles sofrem inúmeras e intensas pressões e cobranças, tanto dentro do grupo familiar quanto fora dele.

Em casa, as cobranças costumam ser para que eles tenham mais responsabilidade com os estudos, para que consigam resistir às influências de seus pares com as quais a família não concorda, para que respeitem as normas da família etc.

E fora? Não são poucas as pressões. Começa com a aparência: como se adaptar aos modelos que a sociedade demanda com um corpo que muda quase que diariamente e que teima em ser singular? Nesta sociedade que faz com que todos tentem ter um corpo de adolescente, a concorrência é desleal para eles.

Tem também a questão do consumo, ou melhor dizendo, do consumismo que os consome. E nesse item entram também dois tipos de consumo que preocupam muito os pais e seduzem os adolescentes: o sexo e as drogas, lícitas e ilícitas --todas elas.

Imagine verdadeiramente, caro leitor, que você está na pele de um adolescente; dá para perceber que o sexo, as drogas e o consumo desenfreado das tecnologias e do mundo virtual ofertam a eles um lugar privilegiado no mundo? Esse é um dos motivos que faz com que muitos deles cedam a essa pressão e não consigam resistir a tantas ofertas de prazer, popularidade, aceitação, felicidade...

Por esses motivos é que a família com filhos adolescentes precisa também mudar. Para garantir ao jovem um lugar privilegiado no grupo, e para tanto a família precisa ganhar flexibilidade.

Os jovens precisam de limites, mas é preciso sensibilidade para saber quando afrouxá-los e quando apertá-los. É preciso reduzir cobranças e conflitos: escolher as brigas que realmente valham a pena. Eles reclamam da escola? Eles têm razão. Então, se conseguirem seguir adiante com a vida escolar, é o que basta. Gosto pelo estudo? Mais tarde, quem sabe?

Sermões e conselhos que eles não irão seguir? Melhor se poupar e poupar os filhos do que não vai funcionar. Diálogos com argumentação sólida e consistente, de ambas as partes, são muito mais efetivos para construir respeito mútuo, espírito crítico e capacidade de negociação.

Não é fácil para a família viver esse período, mas é possível que os ganhos sejam maiores que os danos.

Rosely Sayão – psicóloga e consultora em educação

Fonte: caderno cotidiano / jornal FSP
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br